sexta-feira, 30 de julho de 2010

Selo de Higiene em Restaurantes de Nova York



Nova York, a capital mundial dos restaurantes, passará a classificar seus restaurantes em relação a higiene do local.

Apesar do Departamento de Saúde local já fazer essa classificação, agora ficou decidido que tudo será divulgado e todos os restaurantes deverão expor o selo em suas portas.

Por enquanto somente os restaurantes com classificação A estão recebendo os selos, mas restaurantes caros e famosos chegaram a receber classificação C e agora terão que prestar mais atenção no trato que dão a higiene de seus estabelecimentos.

Seria tão bom se as autoridades brasileiras copiassem essa idéia, com certeza essa classificação seria fundamental para os consumidores.

fonte: Rede Globo e New York Times


quinta-feira, 29 de julho de 2010

Colher Balança


A BALMAK lançou a primeira colher/balança do mercado.

Ela tem escala de medição de 1g e mede até 300g.

Excelente produto para uso doméstico e para pequenos comércios gastronômicos, mercados e padarias.

fonte Guia da Semana 

link da BALMAK: www.balmak.com.br

quarta-feira, 28 de julho de 2010

O Melhor do Brasil


- O Paladar - Cozinha do Brasil é um grande encontro de cozinheiros e cozinhas, técnicas tradicionais e de vanguarda, uma imersão profunda nas culturas culinárias do País. Durante três dias - de 29 de julho a 1º de agosto - chefs renomados, cozinheiros pouco conhecidos, produtores, gourmets e pesquisadores se reúnem no Grand Hyatt São Paulo para trocar experiências. Serão quase 40 workshops, palestras e degustações, sempre abordando temas relevantes para a gastronomia nacional.

- Além do mais, a feira trás a São Paulo diversos ingredientes de todo o país ainda desconhecidos pelo grande público. Fica aqu a dica para o grande número de Workshops dessa edição da feira.

- Maiores informações no link:



terça-feira, 27 de julho de 2010

Guia Michelin de Chicago


Moto


Alinea

Alinea

Depois de Nova York e San Francisco, chegou a vez de Chicago ter seu próprio Guia Michelin, que é o maior e mais respeitado guia gastronômico do mundo.

A previsão é de que a primeira edição fique pronta em novembro de 2011.

Restaurante como o MOTO, onde se come o cardápio, e o Alinea são partes importantes na tomada da decisão. Estava na hora, já que Chicago faz parte do roteiro internacional gastronômico e tem a maior feira do mundo no setor.

10 Mandamentos de um Restaurante


Como gostamos de dizer no ramo de restaurantes, o diabo está nos detalhes e isso se enquadra muito bem aos problemas que clientes podem encontrar em restaurantes e, o principal, que cada detalhe desses faz uma grande diferença.

- 1°: Os restaurantes devem abrir e fechar nos horários determinados pelo próprio restaurante. Muitos lugares abrem sem estar prontos para o serviço. Não é incomum encontrarmos gente limpando salão ou até mesmo pessoas sem uniforme transitando pelo restaurante. Também há quem feche o restaurante antes do horário determinado pela falta de movimento, deixando possíveis últimos clientes de fora.

- 2°: Sinta o cheiro! Nada é tão prejudicial a uma boa refeição quanto alguém limpando mesas ou o chão perto da sua comida com produtos fortes ou garçons e garçonetes com muito perfume. Em um restaurante só devemos sentir um leve cheiro de comida, nada muito forte para também não deixar o cliente com cheiro de temperos, fumaça ou gordura na roupa.

- 3°: Gosto, não gosto. A equipe de venda deve saber exatamente como os pratos são preparados e os ingredientes que vão em cada um deles. Devemos sempre evitar a frase "vou perguntar ao chef". Quando questionado sobre qual o melhor prato, o garçom não pode dizer "tudo é bom". Os clientes esperam um conselho sincero da equipe, que deve conhecer tudo que está à venda no estabelecimento.

- 4°: Balança. Uma mesa ou cadeira que balança pode atrapalhar muito, principalmente quando se trata de bebidas. Não há nada mais desagradável do que causar um terremoto ao cortar um pedaço de carne! Todo gerente deve sentar em todas as cadeiras para certificar-se de que estão em ordem. E, por favor, nada de papel ou papelão para ajeitar o desnível.

- 5°: Guarde para você mesmo. Opiniões e problemas familiares devem ficar fora do ambiente de trabalho. Nada do garçom ficar contando problemas de saúde para os clientes e muito menos ficar falando mal da casa onde trabalha.

- 6°: Reposição. Algumas pessoas tomam grandes quantidades de café, água, chás ou vinhos e, quando a reposição é ofertada, deve chegar a mesa continuamente.

- 7°: www.... Todo restaurante deve ter seu site atualizado constantemente, principalmente para expor cardápio e preços atualizados. Nada pior do que ir a um restaurante, pedir aquele prato delicioso que você viu no site e descobrir que ele não existe mais. Ou pior ainda, descobrir que ele custa o dobro do que você esperava.

- 8°: Responder. É horrível ligar para um restaurante para saber o horário de funcionamento, endereço ou qualquer outra informação e ficar esperando que alguém possa responder isso para você. Comunicação é essencial! Não oferecer as informações básicas sobre sua casa mostra despreparo e leva o cliente para outro lugar.

- 9°: Cadê a conta? Você oferece uma comida primorosa, um atendimento impecável e tudo vai para o ralo porque a conta demora muito a chegar. Devemos lembrar que o serviço só estará completo quando o cliente deixar o restaurante.

- 10°: Você está falando comigo? Garçons, cumins e gerentes desatentos podem atrapalhar uma deliciosa refeição. Se sua função é servir, então faça bem feito. A grande vantagem das cidades grandes é que o trabalho de garçom é levado a sério e feito de forma profissional. Todo restaurante precisa de uma equipe treinada.

Adaptado do Blog Cozinha Profissional

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Forno a Lenha


Fornos a lenha tem deixado de ser utilizados somente para se fazer pães ou pizzas.

Hoje em dia, vários restaurantes oferecem diversos tipos de pratos feitos no forno a lenha, que incluem massas, peixes, carnes e legumes, que com certeza agradam a todos os clientes, afinal, quem não gosta de um ambiente acolhedor com cheirinho de comida reconfortante?

Quer saber mais?? Clique em FORNO A LENHA, REALIDADE OU ILUSÃO?

Refeições de Negócios



- Restaurantes de todo o mundo tem oferecido aos seus clientes, salas especiais reservadas para almoços e jantares de negócios ou até mesmo uma sala reservada para se fazer uma reunião longe do escritório, para escapar um pouco do ambiente massante do escritório.

- A idéia tem se mostrado interessante para alguns restaurante no Brasil, que estão conseguindo utilizar a nova opção para aumentar e diversificar seus negócios

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Assuntos importantes


Pessoal, como alguns de vocês já sabem, nós estamos abrindo um restaurante em Curitiba e pretendemos usar esse Blog para divulgar nosso trabalho, dar dicas de gastronomia, eventos e notícias.

Agradecemos a todos pela visita e participação!
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