quinta-feira, 31 de março de 2011

Paul Bocuse é Nomeado Chef do Século


O chef francês Paul Bocuse recebeu nesta quarta-feira (30/03/2011), em Nova York, o prêmio de Chef do Século pela Culinary Institute of America (CIA).

O prêmio foi entregue por Tim Ryan, presidente da instituição, que não poupou elogios ao cozinheiro de 85 anos. Considerando Bocuse um dos melhores chefs de todos os tempos, Tim fez um discurso emocionante lembrando a vida do chef, dando ênfase à condução durante os anos 60 e 70 do movimento da Nouvelle Cuisine junto com outros grandes nomes da gastronomia francesa, como Michel Guérard, Pierre Troisgros (pai do chef "brasileiro" Claude Toisgos) e Roger Vergé. A Nouvelle Cuisine (Nova Cozinha) se caracterizou pela atenção especial dadas aos ingredientes e à apresentação dos pratos.

Foi ele também o responsável pela saída do anonimato dos chefs de suas cozinhas, tornando-se o "primeiro cozinheiro famoso da época moderna".

Paul Bocuse, cujo restaurante L'Auberge - próximo a Lyon - é agraciado com três estrelas do Guia Michelin desde 1965, declarou que o segredo do sucesso na cozinha é simples. "Nunca se esqueça do bom produto. Sem bons ingredientes, não há boa cozinha", diz. Questionado sobre seu papel na criação da nouvelle cuisine, o chef garante que tudo se trata de uma invenção das mídias e não de uma "revolução incrível". Conhecido por seu bom humor, o cozinheiro concluiu, bem humorado, que "a nouvelle cuisine é: nada no prato, tudo na conta".

Mesmo sendo reprovado por alguns críticos por não inovar seus menus e pela decoração de seus restaurantes, o chef diz com desdém "Se os senhores se referem à cozinha molecular, tenho o maior prazer em dizer que não a praticamos. Lamento também informá-los que ninguém come em museus nem vem aos meus restaurantes para comer as cortinas. Só existe uma culinária: a boa".
  
Esse prêmio é um reconhecimento muito justo de todos que trabalham na área e sabem reconhecer a excelência de Paul Bocuse. Nada mais correto do que premiar o grande chef, que há muito tempo já faz parte da história da gastronomia mundial.

Vida longa ao Rei!

quarta-feira, 30 de março de 2011

Curitiba tem o Único Restaurante com Selo Green Kitchen do Sul do País



A rede KHARINA, de Curitiba, recebeu no final de 2010 o selo Green Kitchen. A rede de lanchonetes, que opera há 35 anos na capital paranaense, recebeu a maior pontuação do Brasil nas especificações exigidas pelo programa. Dentre as ações de sustentabilidade, estão a produção zero de resíduos para o meio ambiente e o uso de gordura de palma em suas preparações.

Os proprietários investiram em diversas ações para promover a saúde e o cuidado com o meio ambiente nos restaurantes. Além da destinação de 100% do seu lixo, que não gera resíduos para aterros sanitários, foram feitos investimentos também na utilização de produtos biodegradáveis e outros que geram menor impacto no meio ambiente (como copos de vidro), temperos naturais e com a reciclagem de todo o seu material de papelaria.

O programa Green Kitchen visa levar a natureza à mesa, em refeições puras, sem adição de produtos químicos, transgênicos e quaisquer outras substâncias que possam alterar a normalidade do organismo humano. Nesse compromisso, cada restaurante também cria uma relação com a natureza em função de seu ambiente e sustentabilidade econômica.

O Programa Green Kitchen é indicado para restaurantes que queiram aprimorar constantemente seu padrão de qualidade em benefício de seus clientes, sua região e seu ambiente social através de ações em:

- Ambientação natural, levando em conta projetos físicos para ambientes que valorizem o controle da insolação, a iluminação natural e a ventilação renovada, utilizando materiais naturais, reusados, reciclados ou certificados.

- Alimentação saudável, levando à mesa refeições puras, sem adição de produtos químicos, enzimas, hormônios, transgênicos ou qualquer outra substância que possa alterar a normalidade do organismo humano.

- Sustentabilidade, devolvendo ao ambiente o mínimo de resíduos sólidos na melhor forma de recuperação, com classificação, caixas de gordura nas saídas de esgoto, lavadores de ar dos sistemas de exaustão e uso de produtos biológicos para limpeza em geral.

Na Brasil, os únicos restaurantes comerciais que obtiveram a certificação foram os das redes KHARINA e FIFTIES. Além deles, o HOTEL E SPA UNIQUE, os restaurantes dos hospitais 9 DE JULHO e ALBERT EINSTEIN e dos colégios PALMARES e GENTE NOSSA, todos em São Paulo, possuem a certificação.

Os projetos do restaurante PRAÇA SÃO LOURENÇO e do STUDIO GOURMET UNILEVER também foram aprovados pelo programa.

terça-feira, 29 de março de 2011

Restaurantes Mudam sua Visão Sobre Gestão de Funcionários


Com o objetivo de se tornarem mais competitivos no mercado, os restaurantes buscam, de forma constante, a diferenciação de suas marcas e produtos. Desta forma, um dos grandes esforços é o de valorizar as pessoas que trabalham em seus empreendimentos, buscando a satisfação de seus colaboradores e acreditando sempre que recursos humanos representam um importante diferencial. Tudo pensando em marketing interno.

Marketing interno não deve ser compreendido somente como resultado de comunicação interna ou gerenciamento de informações. A explicação mais simples constitue em  um processo educativo com o objetivo de integrar pessoas e gerar condições para que essas mesmas pessoas se motivem. Levando em conta que a motivação não pode pode ser espontaneamente gerada apenas com conversas. A motivação é inerente a cada pessoa. O que podemos fazer é estimulá-la ou não, na proporção certa para cada indivíduo.

Assim sendo, endomarketing caracteriza-se como um processo gerencial, cíclico, continuado e em direção a um determinado propósito da organização. É integrado aos demais processos do restaurante, funcionando, dessa maneira, como uma ferramenta muito útil para obtenção de metas. Pode-se então denominar endomarketing como “Gestão de Marketing Interno”, tendo como objetivo principal promover a motivação das pessoas por seu trabalho, obtendo seu comprometimento com os objetivos estratégicos do restaurante. Trata-se então de uma forma mais prática de ver o papel do marketing interno, uma vez que colaboradores mais comprometidos terão maior produtividade e, por conseqüência, o restaurante obtém melhores lucros e resultados.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Chefs Especiais já Possuem 200 Alunos Cadastrados


O Chefs Especiais foi criado pelo casal Márcio e Simone Berti em 2006 e busca levar pessoas com síndrome de Down para a cozinha. Segundo Simone, a ideia não veio de nenhuma proximidade com portadores. Eles simplesmente acreditam que a motivação das pessoas com Síndrome de Down é a mesma que a de qualquer outra pessoa.

Vendo a gastronomia como lazer, o projeto não tem aspirações clínicas ou pedagógicas e nem é uma ONG. Portanto, eles não pedem dinheiro e apenas aceitam doações de ingredientes utilizados pelos alunos nos workshops. Algumas faculdades de gastronomia oferecem mão de obra de auxiliares. O espaço onde ocorrem os encontros são cedidos por escolas ou restaurantes.

Os workshops são mensais e contam com 15 alunos em cada edição, sem restrições de idade. Atualmente o projeto possui 200 alunos cadastrados e atendem a todos em sistema de rodízio.

Durante os workshops, a opção de receitas são as aquelas que terão muito manuseio, sendo tortas, massas ou doces decorados. As aulas duram, normalmente, entre 2 e 3 horas.

Conheçam mais sobre o projeto no site oficial.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Panela de Pressão. Ajuda Mesmo?




Sim, sim... Todo mundo tem uma panela de pressão. Mas como ela funciona? Ela ajuda de verdade? Chefs de cozinha usam? A comida fica sem sabor?

Vamos começar pelo funcionamento. A panela, muito bem tampada, adquire pressão. A física nos ensinou que quanto maior a pressão, maior a temperatura. É por isso que ao nível do mar é mais quente do que no alto das montanhas. Também é por esse motivo que na escola aquele arame sempre atravessava a barra de gelo e ela continuava intacta.

Com a pressão interna da panela, a temperatura da água chega a aproximadamente 120°C, o que em condições normais seria impossível. Esse aumento de 100°C para 120°C faz muita diferença. Na média, essa diferença de temperatura pode economizar até um terço de tempo de cozimento de carnes e grãos mais duros. Se quisermos falar sobre sustentabilidade, ela se mostra muito eficiente. Como o tempo de cozimento é menor, o tempo de exposição da panela ao calor também é menor. Ou seja, gasta-se menos gás.

Mas o seu uso ainda é uma discussão entre os chefs. Uns adoram, outros abominam e alguns usam somente para coisas muito específicas. Alguns argumentam que se o tempo ou a quantidade de líquidos dentro da panela não forem observados com muito cuidado, o alimento acaba se desmanchando, perdento consistência, aparência e sabor, afinal, o gosto do alimento vai todo para o caldo. Outro fator contrário ao seu uso é que a aceleração do processo de cozimento aos olhos dos chefs mais exigentes acaba prejudicando a textura e o sabor, mesmo quando o tempo de cozimento não é ultrapassado. Eles alegam que quanto mais lento o cozimento, melhor o controle sobre as texturas desejadas e, com isso, obtém-se um melhor resultado.

Outros chefs não concordam e argumantam que o sabor se mantém no alimento, sem problema algum. Quem deixa perder sabor e textura é porque não sabe usar a panela de pressão.

Quando tratamos de pressão e temperatura, alguns cuidados são necessários, pois o risco de acidentes está sempre presente. Como a demanda por essas panelas é grande, o mercado oferece diversas marcas com qualidades distintas. Para evitar acidentes, são necessários alguns cuidados:

- O alimento deve ocupar, no máximo, dois terços do volume da panela. A falta de espaço pode acabar aumentando a pressão interna.

- O anel de borracha ou silicone tem a função de vedar adequadamente para que a pressão dentro da panela aumente. Sua vida útil depende de sua utilização, mas, via de regra, é de dois anos. Depois disso, troque-o, levando a panela à assistência autorizada.

- Após tirar a panela do fogo, o correto é deixá-la esfriar naturalmente. O calor e o vapor saem sozinhos e a panela só abre quando não houver mais pressão. Colocar a panela sobre a água fria pode deformá-la. já mexer na válvula de pressão pode causar queimaduras por causa da alta temperatura do vapor.

- Verifiquem se a panela tem o selo no INMETRO. Este selo é que garante a qualidade do produto.

- NUNCA, mas NUNCA lacrem a válvula de segurança (acreditem, isso acontece). A válvula de escape é o principal item de segurança da panela. Lacrá-la pode causar pressão em excesso e isso, fatalmente, irá causar um acidente muito sério.

fonte UOL

quinta-feira, 24 de março de 2011

Sócio Coloca Pub de Gordon Ramsay à Venda



O sócio de Gordon Ramsay, Chris Hutcheson, colocou o gastropub The Warrington à venda por R$ 15 milhões sem a aprovação do chef, conforme informação o jornal London Evening Standard. Chris, sogro de Ramsay, responde por 50% do pub de Londres.

Hutcheson trabalhava com Ramsay no gerenciamento de sua grande rede de restaurantes até outubro do ano passado, mas foi demitido pelo chef.

Obviamente, a venda do gastropub não poderá ser fechada sem a assinatura de Ramsay. Um representante do chef britânico declarou que qualquer proposta deverá ser submetida a ele, mas que por enquanto o negócio não tem nenhum interessado.

Construído em 1857, o restaurante fica no bairro Maida Vale e foi comprado por Gordon Ramsay e Hutcheson por R$ 14 milhões em 2008. Em meados de 2010, o chef fechou outro gastropub em Londres por ter alcançado resultados abaixo das expectativas.

Conheça o site do The Warrington Pub.


quarta-feira, 23 de março de 2011

Millesime São Paulo


A edição brasileira do Millesime, encontro gastronômico que reúne chefs, gourmets e executivos de grandes marcas, acontece entre os dias 22 e 24 de março no Terraço Daslu, em São Paulo.

A feira, que promete ser um dos maiores eventos gastronômicos do ano, conta com cooking-shows, workshops, degustações de produtos gourmet e jantares servidos por chefs renomados, como Alex Atala, Bel Coelho e Sergi Arola.

A edição brasileira do Millesime, encontro gastronômico que reúne chefs, gourmets e executivos de grandes marcas, acontece entre os dias 22 e 24 de março no Terraço Daslu, em São Paulo.

A feira, que promete ser um dos maiores eventos gastronômicos do ano, conta com cooking-shows, workshops, degustações de produtos gourmet e jantares servidos por chefs renomados, como Alex Atala, Bel Coelho e Sergi Arola.

O Millesime, que está em sua quarta edição na Espanha, tem como conceito a promoção de relacionamentos entre as grandes empresas. "O evento é diferenciado porque atinge o setor empresarial e é voltado aos executivos, que podem estabelecer relacionamentos na mesa, através da gastronomia", afirma Munné.

Essa é a primeira edição brasileira do Millesime, marcando o começo da expansão do evento para outras capitais gastronômicas mundiais, como México, Nova York e Miami.

"São Paulo tem tudo agora para receber o evento. Estamos vivendo um momento em que todos olham para o Brasil, além de termos uma boa oferta gastronômica, boa estrutura e várias multinacionais com sedes aqui", opina Joana.

Há três opções de convites para o evento: a entrada para o período da manhã é individual e sai por R$ 300 por dia, enquanto os convites para os jantares saem por R$ 1.500 por noite para o assento individual e R$ 12.000 por noite para a mesa de oito lugares.

Millesime São Paulo
22 a 24 de março de 2011
Terraço Daslu, Av. Chedid Jafet, 131, Vila Olímpia, São Paulo
Informaçõaes: (11) 2865-5588 ou 2865-7766 

copiado na íntegra do BASÍLICO

terça-feira, 22 de março de 2011

O que Quer Dizer "No Frigir dos Ovos"?



O texto abaixo circula na internet há algum tempo, mas infelizmente não achamos o autor. Como é muito bom, decidimos publicar assim mesmo. Por favor, se alguém souber a origem, nos passe para incluírmos a fonte.

O que significa "No frigir dos ovos"?

Pergunta: Alguém sabe me explicar, num português claro e direto, sem figuras de linguagem, o que quer dizer a expressão "no frigir dos ovos"?

Resposta: Quando comecei, pensava que escrever sobre comida seria sopa no mel, mamão com açúcar. Só que depois de um certo tempo dá crepe, você percebe que comeu gato por lebre e acaba ficando com uma batata quente nas mãos. Como rapadura é doce mas não é mole, nem sempre você tem idéias e pra descascar esse abacaxi só metendo a mão na massa..

E não adianta chorar as pitangas ou, simplesmente, mandar tudo às favas, nem ficar procurando chifre em cabeça de cavalo.

Já que é pelo estômago que se conquista o leitor, o negócio é ir comendo o mingau pelas beiradas, fazendo uma boquinha e cozinhando em banho-maria, porque é de grão em grão que a galinha enche o papo.

Contudo é preciso tomar cuidado para não azedar, passar do ponto, encher linguiça demais. Além disso, deve-se ter consciência de que é necessário comer o pão que o diabo amassou para vender o seu peixe. Afinal não se faz uma boa omelete sem antes quebrar os ovos. Cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém.

Há quem pense que escrever é como tirar doce da boca de criança e vai com muita sede ao pote. Mas como o apressado come cru, essa gente acaba falando muita abobrinha. São escritores de meia tigela, trocam alhos por bugalhos e confundem Carolina de Sá Leitão com caçarolinha de assar leitão.

Há também aqueles que são arroz de festa, com a faca e o queijo nas mãos, eles se perdem em devaneios (piram na batatinha, viajam na maionese... etc.). Achando que beleza não põe mesa, pisam no tomate, enfiam o pé na jaca, e no fim quem paga o pato é o leitor que sai com cara de quem comeu e não gostou.

O importante é não cuspir no prato em que se come, pois quem lê não é tudo farinha do mesmo saco. Diversificar é a melhor receita para engrossar o caldo e oferecer um texto de se comer com os olhos, literalmente.

Por outro lado se você tiver os olhos maiores que a barriga o negócio desanda e vira um verdadeiro angu de caroço, comendo mortadela a arrotando caviar. E, não adianta chorar sobre o leite derramado porque ninguém vai colocar uma azeitona na sua empadinha, não.

O pepino é só seu, e o máximo que você vai ganhar é uma banana, afinal pimenta nos olhos dos outros é refresco...

A carne é fraca, eu sei. Às vezes dá vontade de largar tudo e ir plantar batatas, porque macaco velho não bota a mão em cumbuca. Mas, quem não arrisca não petisca, e depois quando se junta a fome com a vontade de comer as coisas mudam da água pro vinho.

Se embananar, de vez em quando, é normal, o impo rtante é não desistir mesmo quando o caldo entornar. Puxe a brasa pra sua sardinha, que, no frigir dos ovos a conversa chega na cozinha e fica de se comer rezando. Daí, com água na boca, é só saborear, porque: o que não mata engorda.

Entendeu o que significa "no frigir dos ovos"?

segunda-feira, 21 de março de 2011

São Paulo Restaurant Week, 2011 - Dicas



Hoje, dia 21 de março, começa o primeiro São Paulo Restaurant Week de 2011, que já está na sua oitava edição. O evento existe no mundo inteiro e serve para democratizar o acesso a excelentes e, às vezes, caros restaurantes.

Por duas semanas, os restaurantes de São Paulo modificam o cardápio nas 301 casas participantes, transformando o São Paulo Restaurant Week no segundo maior evento do gênero no mundo, ficando atrás somente de Nova York. A grande novidade desta edição é a participação de restaurantes de outras 12 cidades do Estado, como Campinas e São José dos Campos.

O preço do cardápio completo é de R$ 29,90 para almoço e R$ 39,90 no jantar. O valor não inclui bebidas, serviço e couvert, que devem ser pagos à parte. Durante o evento, as casas sugerem aos clientes a contribuição de R$ 1 em cada refeição, que será destinada a instituições beneficentes de cada cidade. 

As pessoas que participam do evento já estão um pouco "calejadas" com os problemas que acontecem. Então, nós gostaríamos de descomplicar um pouco o evento e deixar algumas dicas para facilitar a vida de todo mundo:

- Busquem o máximo de informações possíveis sobre o lugar a ser visitado. Use e abuse da internet e das redes sociais para verificar os relatos disponíveis.

- Tente fazer reserva com antecedência e respeite o horário, afinal o movimento é grande e a chance de você perder sua reserva por conta de atrasos é muito grande. Saia mais cedo de casa para garantir e, se tiver que esperar um pouco para conseguir sua mesa, espere com calma.

- Fique atento a possíveis restrições alimentares, pois os pratos do evento já estarão praticamente prontos e dificilmente aceitarão alguma mudança.

- Às vezes a comida acaba. Claro que isso não é esperado, mas restaurantes que estão começando a participar do evento ainda têm dificuldade para atender todo mundo. Caso aconteça, mantenha a calma e tente trocar por algo do cardápio.

- Aos proprietários dos restaurantes, fiquem atentos à qualidade de sua comida e de seu atendimento. Devido ao grande movimento, alguns garçons tentam "agilizar" o serviço, fazendo com que caia a qualidade no atendimento. Apesar de conseguir atender mais gente, isso pode acabar gerando algum problema, transformando o mal serviço em publicidade negativa. Cliente insatisfeito não volta mais. Um problema que acontece somente em um dia, afasta os clientes por uma vida toda.

Divirtam-se e nos contem como foi.

Confira aqui a lista dos restaurantes participantes

sexta-feira, 18 de março de 2011

Consumo Moderado de Bebidas Alcoólicas Pode Prevenir a Demência


Para muitas pessoas, as bebidas alcoólicas não trazem nenhum benefício à saúde. Porém, a partir de um estudo realizado por cientistas da Alemanha, essa tese pode ser modificada.

Em experiência realizada pela University Psychiatric, foi constatado que o consumo de bebidas alcoólicas com moderação protege contra a demência, principalmente depois dos 75 anos de idade. De acordo com o estudo, quem coloca esta tese em prática possui 30% a menos de chance de desenvolver este tipo de doença.

O consumo moderado de bebidas alcoólicas também auxiliam para diminuir o risco de se ter alzheimer, que é uma doença considerada um tipo de demência. A conclusão faz parte de um longo estudo sobre o envelhecimento em toda a Alemanha, que foi realizado com 3.202 pacientes durante três anos com dois grupos distintos. Metade das pessoas consultadas não bebiam álcool, enquanto no grupo restante não havia ninguém que bebesse mais de quatro bebidas por dia.

As pessoas que tomam vinho moderadamente, além de ter menos chances de desenvolver demência, também ganham diversos outros benefícios à saúde, como diminuição do risco de doenças cardíacas e combate aos radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento.

Todos os Tipos de Massa


Quadro explicativo com praticamente todos os tipos de massa conhecidos.

Obviamente, a imagem precisa ser ampliada. Todos os dados estão em inglês, mas é tudo muito simples de se entender.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Máquina de Café de Concreto


Sim, isso é uma máquina de café feita de concreto. O equipamento é feito com cimento e inclui uma câmara e uma saída de água para fazer uma xícara de chá ou café.

O projeto é do Designer Shmuel Linski, que manteve as rachaduras do projeto para mostrar a originalidade de sua criação.

OBS: encontramos essa curiosidade tentando achar se é viável fazer o piso da recepção do Vila Roti com concreto e pó de café. A princípio não...

quarta-feira, 16 de março de 2011

O Açougue Mais Luxuoso do Mundo





O Victor Churchill é reconhecido como o açougue mais luxuoso do mundo. O lugar tem pisos de mármore, paredes feitas com tijolos do Himalaia, iluminação indireta nas carnes expostas em suas lindas vitrines de vidro e teto rebaixado. O site é  moderno e muito bem feito, bom de ser explorado. Sem contar com a trilha sonora feita pelo regente da Orquestra Sinfônica de Sydney, onde fica o açougue, que acalma os clientes enquanto seus cortes são preparados.

O estabelecimento foi fundado em 1876 e é o fornecedor de alguns dos mais famosos restaurantes de carne da Austrália, China e Singapura. O conceito diferenciado do Victor Churchill e a decoração de luxo são responsabilidade do escritório de design australiano Dreamtime, responsável  por alguns dos mais luxuosos e glamorosos hotéis, restaurantes e bares de todo o mundo. O açougue surgiu como a primeira opção de varejo do grupo.

Chegando ao Victor Churchill, o cliente se depara com uma estilosa fachada. Através da vitrine refrigerada e com vidros duplos, é possível acompanhar a constante mudança de carnes penduradas em ganchos de cobre e prateleiras de vidro. Dentro são revelados grandes paredes de madeira e mármore.

Expositores refrigerados, customizados com cobre, mostram as carnes e especialidades como terrines, patês e parfaits, todos preparados no local. Claro que um lugar como esse está repleto de iguarias do mundo inteiro e uma vasta linha de charcutaria.

O Victor Churchill ainda conta com serviço grátis de entregas e cursos de gastronomia relacionados a carnes, obviamente. Claro que açougue não é para qualquer um. Somente os bem nascidos e bem criados podem usufruir de seus produtos, em uma verdadeira boutique de carnes.

Gastronomia é um dos Setores que mais Crescem no País



Veja também: Gastronomia Desbanca Medicina na UFRJ

terça-feira, 15 de março de 2011

Copa Gastronômica Gols Pela Vida


Dia 25 de março acontece em Curitiba a primeira etapa da Copa Gastronômica Gols Pela Vida. O evento, idealizado pela chef Letícia Krause, será no Castelo do Batel. Contará com a participação dos chefs Alex Atala, Flávia Quaresma, Roberta Sudback e Celso Freire, todos apadrinhados por Claude Troisgros, que juntos vão dividir a cozinha em apoio ao Complexo Pequeno Príncipe.

O Pequeno Príncipe é o maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil e realiza mais de 320 mil atendimentos por ano. Oferece desde consultas e tratamentos até intervenções de alta complexidade, como transplantes de rim, coração, fígado e ossos e cirurgias ortopédicas, neurológicas e oncológicas. No Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, único projeto social apadrinhado por Pelé, são realizadas pesquisas sobre doenças que atingem as crianças, especialmente aquelas que ainda encontram limitações para realização de diagnósticos e tratamentos.

Com o conceito de utilizar ingredientes que valorizam a culinária nacional, os chefs elaborarão seus pratos em uma cozinha show, o que propiciará muita interação com os clientes. Ao final do menu-degustação, que será devidamente harmonizado, haverá um talkshow em que os chefs compartilharão com o público suas trajetórias.

A etapa de Curitiba será a primeira de uma série e marca o lançamento do projeto que visa arrecadar recursos para as atividades do Complexo Pequeno Príncipe. Em 2012, o evento acontecerá em São Paulo e em 2013 segue para o exterior, retornando em 2014 para o Brasil, no Rio de Janeiro. O evento conta com o patrocínio da Nissan Brasil, Potencial Petróleo e Komatsu, entre outros. Toda a renda arrecadada da Copa Gastronômica Gols pela Vida será direcionada para as atividades do Complexo Pequeno Príncipe, com ênfase no seu Instituto de Pesquisa.

Os ingressos para a ala VIP, com visão privilegiada dos chefs elaborando os pratos, custam R$ 500,00. Os demais lugares, R$ 400,00. O valor é alto, mas é por uma boa causa e, além disso, será uma oportunidade única de ver esses grandes nomes da gastronomia brasileira em ação na cidade de Curitiba. Toda a verba arrecadada com o evento será revertida para o Complexo Pequeno Príncipe.

Copa Gastronômica, dia 25 de março, às 20h, no Castelo de Batel, em Curitiba.

Maiores informações sobre ingressos pelo telefone (41) 3310.1415.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Charlie Sheen Estrela seu Próprio "Programa de Culinária"



Charlie Sheen, astro do seriado Two and a Half Men, gravou um episódio de um falso programa de receitas chamado "Charlie Winning Recepies" (Receitas Vencedoras de Charlie) para o site Funny or Die. O episódio foi escrito por Adam McKay, proprietário do site ao lado de Will Ferrell. Os dois já foram roteirista do programa Saturday Night Live, grande sucesso da TV americana.

No vídeo, Charlie Sheen aparece vestido de chef de cozinha e prepara uma receita em sua própria casa em Beverly Hills. Obviamente não existe receita nenhuma, afinal tudo não passa de uma brincadeira. Sem parar de fumar em nenhum momento do vídeo, Charlie prapara uma deliciosa receita de carne grelhada com terra e bitucas de cigarro.

Charlie Sheen foi demitido pela Warner depois de uma série de escândalos envolvendo seu casamento, drogas, prostitutas e atrizes pornôs. Aparentemente o ator perdeu o controle sobre sua vida.

O vídeo está em inglês, infelizmente não achamos um com legenda.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Estudo Israelense Indica Café como Aliado à Prevenção de Infartos


Um estudo realizado por pesquisadores israelenses do Sheba Medical Center contraria qualquer tese que diz que o café faz mal à saúde.

A experiência foi realizada com 80 adultos, sendo 40 saudáveis e a outra metade cardíaca. Nela, foi detectada que o consumo de o equivalente a três xícaras de café por dia ajuda o sistema circulatório e também contribui para a proteção do organismo contra ataques cardíacos.

Os exames realizados apontam a melhora de vários fatores, entre eles a redução em 40% da proteína C - reativa no corpo - responsável pelos ataques cardíacos - e aumenta em 25% a quantidade de adiponectina, proteína que previne ataques cardíacos e AVCs.

copiado na íntegra da REVISTA ADEGA

Cidade Espanhola Prepara Doces Inspirados no Carnaval

quinta-feira, 10 de março de 2011

Região Sudeste tem o Maior Custo por Refeição do País


A Pesquisa de Preço Médio Refeição 2011, apoiada pela SODEXO, mostra que na região Sudeste se paga mais caro pela refeição completa, composta por um prato principal, uma bebida não alcoólica, uma sobremesa e um cafézinho.

A SODEXO teve a pesquisa encomendada pela Assert - Associação das Empresas de Refeição e Alimentação Convênio para o Trabalhador - e foi realizada pelo Instituto Análise. O estudo concluiu que os paulistanos pagam R$ 22,35 por refeição enquanto a média da região Sudeste fica em R$ 22,19. O item refeição fora do lar apresentou aumento de 10,62%, segunda maior contribuição individual no IPCA 2010, como já foi dito aqui e aqui.

Segundo essa pesquisa, o brasileiro gasta em média R$ 21,11 para almoçar fora de casa. À mesa, uma bebida não alcoólica, um prato principal, uma sobremesa e um café, em refeições tipo Prato Feito (comercial), Self-service (quilo/preço fixo), Executivo ou “a la carte”. Com 3.256 entrevistas feitas entre novembro e dezembro de 2010 em estabelecimentos de todo o país, que aceitam o benefício refeição, o estudo destaca que a Região Sudeste apresenta os maiores preços. A Região Sul, por sua vez, é a que paga menos, cerca de R$ 18,20.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Alimentos Anti Ressaca para Depois do Carnaval


Todo mundo sabe que para se evitar ressaca é só não beber, mas durante o carnaval é difícil seguir esse conselho. Mas existem alguns paliativos que podem se mostrar eficientes.

A maior causa da ressaca é a desidratação, por isso, mesmo após os dias de festa, vale a dica de se hidratar com água, sucos, chás, água de coco e bebidas isotônicas, que além de repor líquidos, contém sais minerais perdidos com tanta badalação. A água de coco surge como a melhor opção natural, pois é rica em gordura insaturada e contém uma grande gama de sais minerais.

Consuma alimentos como couve, brócolis, couve-flor, repolho e demais vegetais verde escuros, pois eles são crucíderos e auxiliam, e muito, na desintoxicação do fígado. Frutas como manga, mamão, pêssego, caqui, maçã, banana, uva, abacaxi, maracujá e melão são ricos em potássio e em vitamina C, que são essenciais para um bom trabalho muscular e trabalham de forma eficiente para ajudar o sistema imunológico.

Por conta do grande gasto energético durante a folia, vale a dica de consumir alimentos ricos em carboidratos simples, que têm fácil digestão e repõe a energia. Alimentos gordurosos devem ser evitados nos dias posteriores às festas, afinal são de difícil digestão e gastam muita energia para serem processados, sem contar que sobrecarregam os rins e o fígado, geralmente "baleado" pelo excesso de álcool.

Um truque que pode ser utilizado é a torrada queimada. O carbono na parte queimada da torrada filtra as impurezas (compostos) presentes na bebida alcoólica. De fato, uma das maneiras de tratar a intoxicação pelo álcool em um hospital é a ingestão de compostos de carvão pela mesma razão. A torrada queimada é uma versão muito mais leve do mesmo remédio. Mas, durante a queima do pão, outros compostos podem ser criados, que podem  atrapalhar o processo de desintoxicação do organismo.

Durante todos esses dias de ressaca, evite alimentos industrializados, pois contém muito sal, o que pode aumentar a retenção de líquidos do organismo e elevar a pressão arterial durante esse dias.

Agora, depois do carnaval, o ano pode finalemente começar. Um excelente 2011 a todos!

fonte BOA SAÚDE e NOMEU

terça-feira, 8 de março de 2011

Feliz Dia das Mulheres


Nós gostaríamos de lhes desejar um Feliz Dia das Mulheres, mesmo sabendo, e admitindo, que todos os dias são de vocês.

Obrigado por nunca desistirem de nós homens.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Domino's Pizza - Puxando o Queijo


Sabem aquele queijo lindo, escorrendo das Pizzas nas propagandas? Tudo trabalho artesanal...NOT!!!

O vídeo é em inglês, mas dá pra entender sem problemas. Mostra toda a produção necessária para se fazer um propaganda com uma bela fatia de queijo escorrendo pelos lados. Inclusive tem uma breve conversa com uma Hand Model (modelo de mão), "puxadora" profissional de queijo, que explica toda a complexidade de seu trabalho.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Guia Michelin da França Premia Restaurante Fechado


O prestigiado Guia Michelin concedeu, em sua edição 2011, lançada nesta semana, a premiação com uma estrela a um restaurante que foi fechado em dezembro de 2010 por falta de clientes.

O restaurante Les Hêtres, inaugurado em 2009, em Ingouville, no norte da França, foi fechado em 30 de dezembro passado por falta de clientes e os funcionários já foram demitidos, disse Max Bichot, chef e ex proprietário do estabelecimento, que afirma ter investido 200 mil euros (cerca de R$ 460 mil) no local.


"Estou muito contente. É uma recompensa que muitos chefs esperam obter, mas ela chegou um pouco tarde", afirma Bichot. "No primeiro ano, o restaurante nem foi mencionado no guia. A publicação informou que eu não havia comunicado a existência do novo local. Em 2010, fui mais presente e os inspetores do guia vieram".

Em sua edição 2011, o Guia Michelin diz ter recompensado o restaurante com uma estrela por sua cozinha com sabor contemporâneo. "Pelo menos a premiação consagra o que eu faço aqui, ou melhor, fazia: uma culinária com ingredientes frescos", diz Max.

A Michelin informa que o restaurante fechado foi relacionado no guia deste ano em razão dos diferentes prazos entre apuração e fechamento e o lançamento final da edição anual.

"O problema é que muitas pessoas só acordam quando você recebe a estrela", diz Bichot, se referindo à falta de notoriedade de seu restaurante antes do prêmio.

Na edição 2011 do Guia Michelin francês, o número de restaurantes com três estrelas permanece o mesmo, 25. Neste ano, apenas cinco novos estabelecimentos ganharam a segunda estrela, totalizando agora 76 no país.

Neste ano, 46 restaurantes, entre eles o Les Hêtres, ganharam sua primeira estrela, elevando o número nessa categoria a 470 na França.

Apesar da premiação, Bichot diz que não pensa em abrir um novo restaurante no momento.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Sorvete de Leite Materno tem Venda Suspensa


Autoridades sanitárias da Grã-Bretanha suspenderam a venda do polêmico sorvete feito com leite materno até que sejam concluídos testes para determinar a adequação do alimento ao consumo humano.

Apesar da aprovação da maior parte daqueles que experimentaram o sorvete, a subprefeitura de Westminster, onde se localiza a sorveteria, disse ter recebido duas queixas do público e foi alertada pelas autoridades sanitárias sobre uma possível não adequação do produto para consumo humano.

"Se não for feita de maneira controlada, a venda de alimentos produzidos com os fluidos corporais de outra pessoa pode levar à transmissão de vírus e, nesse caso, hepatite", disse um dos conselheiros (vereadores) de Westminster, Brian Connell, do Partido Conservador. "No papel de autoridade local, apoiamos as pequenas empresas e aplaudimos ideias inovadoras sempre que possível, mas precisamos proteger a saúde dos consumidores."

A primeira leva do produto, esgotado já no primeiro dia de vendas, utilizou o leite de 15 mulheres. O proprietário da Icecreamists, Matt O'Connor, disse que a sorveteria foi contatada por cerca de 200 outras oferecendo leite materno para doação.

O'Connor disse que o produto é seguro não somente porque o leite é pasteurizado, mas também porque é testado em laboratório antes de ser usado como ingrediente. "Seguimos exatamente o mesmo procedimento de quando alguém doa seu leite materno ou seu sangue para bancos de sangue ou de leite. Ao dizer que esse sorvete não é seguro, as autoridades estão dizendo também que leite materno não é seguro", disse O'Connor.

"Se a subprefeitura proibir (o sorvete), vou começar um protesto com as mães que já expressaram seu apoio. Você pode comprar álcool e tabaco em Westminster, mas não leite materno", ironizou

terça-feira, 1 de março de 2011

Sorveteria em Londres Lança Sorvete de Leite Materno


Uma sorveteria em Covent Garden, centro de Londres, chamada Icecreamists, lançou um sorvete a base de leite materno humano. Para conseguir a matéria-prima, a loja colocou anúncios em um fórum de mães na internet, procurando mulheres dispostas a vender leite materno. Segundo os proprietário, todas elas foram submetidas a exames de saúde antes da "ordenha".

Batizado de Baby Gaga, o sorvete é produzido a partir do leite doado por 15 britânicas. Após a coleta, o leite é pasteurizado e batido com baunilha e cascas de limão. Para acompanhar a novidade, uma moça vestida a la Lady Gaga (meio fajuta) que serve o sorvete. Matt O'Connor, dono da Icecreamists, caracteriza o sorvete como "orgânico e totalmente natural". O empresário diz que algumas pessoas podem até sentir nojo. Ele, é claro, não sente.

Obviamente, a criação do produto divide opiniões. Alguns simplesmente não querem experimentar e consideram a criação um absurdo, enquanto outras acham interessante e acabam experimentando.

Apesar do sorvete ser doce, o valor é amargo. A taça do Baby Gaga é servido em uma taça de Martini e custa 14 libras, o equivalente a R$ 38,00. A sorveteria moderninha afirma que o novo sabor se esgotou no primeiro dia de vendas.


A agência que reguladora de alimentos da Inglaterra afirma que não há leis proibindo a venda de derivados de leite humano, mas que os produtos devem cumprir regras sanitárias básicas. Apesar disso, já começaram a pipocar notícias de que a venda do produto azedou e foi confiscado (estranho, se acabou, como foi confiscado?). A população questiona se uma loja pode vender produtos fabricados com "fluídos" humanos. A Agência de Padrões Alimentícios da Grã-Bretanha ainda não se manifestou .

fonte BBC BRASIL e FOLHA DE SP
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...