sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Água no Chopp do Wikibier



O Wikibier, festival de cervejas especiais que reuniu cerca de 4 mil pessoas em 2011, deve acontecer desfalcado neste sábado em Curitiba, infelizmente. Uma falta de acordo comercial entre a organização do evento e a Associação das Microcervejarias Paranaenses e a Associação dos Cervejeiros Artesanais Paranaenses (Acerva-PR) deve fazer com que o evento aconteça com pouca participação de produtos do Paraná.

Segundo o presidente da Associação das Microcervejarias, Ronaldo Flor, proprietário da Gauden Bier, o motivo fundamental do desentendimento foi o valor pago aos produtores pela cerveja, que segundo a associação, está muito abaixo do mercado. “Várias tentativas de negociação foram feitas nas últimas semanas, mas o acordo não aconteceu”, diz.

“Ficamos muito tristes de ver chegar a esse ponto. Muitos produtores artesanais e cervejarias já participaram de festivais em vários estados e nunca encontraram situação igual”, diz André Junqueira, presidente da Acerva-PR, que representa os produtores artesanais caseiros (homebrewers).

Ontem, as entidades divulgaram uma nota oficial, avisando que nenhuma das cervejarias ou cervejeiros caseiros afiliados iria participar. “Uma nova proposta chegou, mais condizente com os valores de mercado, mas julgamos que já é tarde demais para preparar tudo e participar do evento”, diz Flor. “Acreditamos que houve boa vontade das duas partes, e não descartamos eventos futuros”, completa.

Também por meio de comunicado oficial, a organização do Wikibier garantiu que o festival vai acontecer e diz ainda estar tentando negociar com os produtores. “O Wikibier reforça que buscou, e continua buscando, uma proposta comercial viável, levando em conta repercussão, orçamento e dimensão do evento, mas a mesma não foi concretizada por falta de acordo até o momento”.

Tanto os produtores quanto a organização do evento manifestaram grande preocupação com o público do evento, que movimenta esse mercado crescente. O Paraná vem se consolidando com um dos pólos do mercado de cervejas especiais no país, que atualmente cresce o dobro do segmento popular – 7% a 8% ao ano contra 15% segundo números do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv) –, mas ainda ocupa cerca de 1% do mercado total de cervejas do país. Nesse segmento, também chamado de super premium, estão as cervejas artesanais nacionais e importadas.

O Wikibier Festival acontece dia 1º de setembro, das 11 às 23 horas no Contorno da Bola Eventos (BR 277 – km 98 – a 3 km do Parque Barigui). Ingressos e mais informações: www.wikibierfestival.com.br

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Começa Hoje a 11° São Paulo Restautant Week



A partir de segunda (27/8), começa a 11ª edição da Restaurant Week, evento gastronômico que chega ao quinto ano em São Paulo.

Serão 270 restaurantes que, no almoço e/ou no jantar, terão opções de menus fechados (entrada, principal e sobremesa) a preço fixo: R$ 31,90 no almoço e R$ 43,90 no jantar.

De 27/8 a 2/9, acontece a semana Mastercard do evento, quando apenas clientes Black e Platinum da bandeira de cartões de crédito podem aderir aos menus promocionais.

De 3 a 16/9, qualquer interessado pode aproveitar as semanas gastronômicas.

Para ver a lista completa dos participantes acesse o site do evento

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Depois de Escândalo, Pancho Campo se Explica em seu Site


O organizador de eventos e MW formado, Pancho Campo postou em seu site um texto se explicando depois de se envolver no escândalo com Jay Miller, ex-crítico de vinhos de Robert Parker, em que foi acusado de subornar Miller por boas notas e por visitas às vinícolas espanholas.

 "Não me aposentei do mundo do vinho. Vamos deixar uma coisa clara, eu nunca comuniquei à imprensa ou disse publicamente que iria abandonar a indústria. Eu ainda dou aulas no WSET, seminários e gerencio eventos para o setor vinícola e o sucesso espanhol Wine Experience Programme", explica Campo em declarações em seu website.

As investigações realizadas pelo Instituto de Masters of Wine (IMW) e a investigação particular conduzida por Parker não revelaram "qualquer evidência de atitudes impróprias da Wine Academy of Spain", onde Campo trabalhava na época. As investigações foram interrompidas depois que ele pediu seu desligamento do instituto.

Campo termina a postagem em seu site dizendo que não precisa mais fazer parte do Instituto, já que agora trabalha com eventos automotivos. "Nossa linha de trabalho com carros luxuosos e velozes, nossas festas ao estilo de Ibiza, nossos shows e experiências exóticas, não parecem compatíveis aos moldes conservadores e tradicionais da indústria vinícola", completa.

Ele conta que agora irá focar em realizar eventos para consumidores. "Nós percebemos que eventos para críticos, escritores e blogger não tem, ou tem muito pouco, futuro comercial".

fonte REVISTA ADEGA

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Comportamento de Consumidores de Vinho Mudou Desde 2008




O ultimo relatório da Wine Intelligence mostrou mudanças nas preferências dos consumidores de vinho nos últimos quatro anos. Os consumidores estão mais dispostos a investir em vinhos para consumir em casa do que sair para beber, como era costume.

O relatório também mostrou que a variedade e a familiaridade com a marca dos vinhos são os fatores que mais influenciam os consumidores na hora de comprar. Além disso, eles estão mais dispostos a deixar a quantidade de lado e pagar mais para consumir vinhos melhores. Segundo Richard Halstead, chefe de operações do Wine Intelligence, a era da recessão pós-2008 foi caracterizada por consumidores querendo manter seu estilo de vida através de hábitos de consumo mais inteligentes.

O aumento dos gastos em vinhos também foi parcialmente influenciado por uma mudança na estrutura de preços dos vinhos oferecidos nos supermercados, bem como uma mudança contínua no comportamento do consumidor. Os consumidores se acostumaram com a ideia de comprar boa comida e bom vinho para consumir em casa.


quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Rompimento de Fasano com Chef Reflete Mudanças na Alta Gastronomia de SP



A saída do chef Salvatore Loi do grupo comandado por Rogério Fasano, em junho, não foi resultado de uma disputa de egos entre dois "italianos sanguíneos". Foi o capítulo final de um processo de mudança que teve como pano de fundo uma transformação no mercado da alta gastronomia nacional.

Para Rogério, não havia saída: era mudar ou mudar. Neste novo cenário, não existia mais espaço para Loi, que comandava não apenas o Fasano paulistano, como também os demais restaurantes do grupo.

Rogério e Loi não quiseram comentar os detalhes do rompimento desse "casamento" de quase 13 anos.

Em uma entrevista de Loi, no final de junho, o chef afirmou ter saído devido à pressão para a redução de custos, de funcionários e do uso de produtos caros. Também disse que houve perda de clientes e que os investimentos, como a filial do Gero, em Brasília, não deram o retorno esperado.

Rogério sempre disse ter crescido aos "trancos e barrancos". A partir de uma confeitaria aberta pelo bisavô, em 1902, ergueu um império da gastronomia que se expandiu para a hotelaria e consolidou uma das marcas de luxo mais valiosas do país.

Sem controle de gastos, o grupo enfrentou problemas financeiros no fim da década de 90. O restaurateur teve de colocar "ordem na cozinha" para se adaptar aos novos rumos do mercado e preservar a saúde financeira do grupo. Afinal, nem só de badalação e lances criativos dos chefs vive a alta gastronomia paulistana, não mais.

O aumento da concorrência nessa elite dos restaurantes, os custos cada vez mais altos da mão de obra e a valorização do real, entre outros fatores, reduziram substancialmente as margens de lucro dessas casas. Não bastassem essas circunstâncias, a saúde financeira do grupo Fasano era afetada pelo estilo perfeccionista de Rogério. Resultado: em 2003, ele quase foi à falência.

Não restava outra saída que não fosse aderir a uma gestão empresarial, com um controle rigoroso de custos.


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