sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Queda na Produção de Avelãs Ameaçam a Produção de Nutella


Na Turquia, maior produtor de avelãs do mundo, está provocando a escassez desse produto. A indústria turca produz 70% da avelã do mundo e encara uma redução de 30% de suas expectativas originais.

Como resultado, o preço da avelã está 60% maior que o esperado.

Embora o preço alto possa prejudicar diversos fabricantes, o mais vulnerável pode ser o grupo FERRERO, que faz a Nutella. O grupo compra, praticamente, um quarto da produção mundial de avelãs. Dependendo muito da Turquia para isso. Vale lembrar que cada pote de Nutella de 365g contém 50 avelãs.

Uma luz no fim do tunel é que o grupo FERRERO adquiriu a OLTAN GROUP, uma das principais fornecedoras de avelãs da Turquia, ficando assim um pouco mais forte em situações como a que está acontecendo.

Outra má notícia é que as avelãs não são o único ingrediente que está aumentando. O azeite de dendê (pasmem) teve alta de 20% nos preços, tanto pelo aumento da demanda, quanto a problemas cimáticos. O cacau também apresentou alta de 40% desde o ano passado.

Isso não quer dizer que a Nutella desaparecerá neste ano ou ano que vem. Ainda não houve nenhum alerta da empresa sobre alta nos valores do produto. Mas, todos sabemos o que acontece quando o custo da matéria prima aumenta. Certo?


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...