No começo de setembro, falamos sobre a baunilha e uma leitora comentou sobre o Tonka Bean. Como não o conhecíamos, resolvemos pesquisar e postar sobre o assunto.
Tonka Bean, também conhecida como Kumaru, é uma semente grande e única, que nasce da flor de uma árvore tropical da família das ervilhas que cresce em todo o norte da América do Sul. No Brasil é encontrada no Pará e no Amazonas.
A Semente é extremamente aromática, enrugada, preta e tem o interior marrom.
É uma especiaria com sabor parecido com a baunilha e lembra um pouco o cravo e a canela. É levemente amendoado. Por ser marcante, é muito utilizado em perfumes, drinks, cremes e às vezes misturada ao tabaco. Na França é muito utilizado para fazer doces, exatamente do mesmo modo que a baunilha.
O Tonka Bean não é muito conhecido pela nossa gastronomia por dois fatores. O primeiro é que a sua produção é praticamente toda exportada e a segunda é que a semente contém um pricípio ativo chamado coumarin, que é toxico. Tem propriedades anticoagulantes e causa sérios danos ao fígado se consumida em grandes quantidades, do mesmo jeito que a noz-moscada, que também é tóxica.
Estima-se que o consumo de apenas 1g pode ser letal. Por causa disso tem sua venda proibida para alimentação em diversos países, principalmente nos EUA e Alemanha.
eu tenho um vidrinho de tonka em casa (embora ainda n tenha usado nenhuma)... e quem tiver não precisa se apavorar e jogar tudo fora por causa do suposto perigo letal. apenas 1g significa muito em relação ao que vai se dispersar em sua preparação. é isso mesmo?
ResponderExcluirEu não sabia que poderia ser tóxica! O sabor é delicioso! www.pitadasagosto.com.br
ResponderExcluir