segunda-feira, 6 de setembro de 2010

A Baunilha




A baunilha é uma pequena vagem de uma orquídea, a Vanilla Planifolia, que é originária da América Central.

Tradicionalmente é utilizada em sorvetes e doces à base de leites e cremes, chocolates e frutas de sabor suave.

A baunilha em favas têm preços altos porque cada flor exige uma manipulação muito cuidadosa para que possa ser fecundada. Com uma pequena vareta de bambu ou uma agulha, o plantador de baunilha levanta uma “lingüeta“ existente nos órgãos de reprodução da flor, liberando o pólen para fecundação. O processo é delicado e limita a produção mundial a 1.600 toneladas nos anos mais prósperos.

A vagem é colhida ainda verde, quando não possui aroma. Após um banho com água muito quente, ela é acomodada em caixas e permanecem ali por 48 horas, transpirando, até atingir a cor marrom-escuro. Terminado este processo, a fava é exposta ao sol durante 1 semana para que seu aroma seja liberado. Depois, para atingir o ponto ideal, é acondicionada por mais 8 meses em caixas de madeira.

Para o preparo de receitas, a baunilha deve ser utilizada deitando-se a fava sobre uma superfície plana e dividindo-a ao meio, no sentido longitudinal, com uma faca bem afiada. De seu interior saem uma esécie de pó preto grudento, que é considerada a parte nobre da baunilha.

A casca também tem sabor, mas é menos utilizada por ser muito fibrosa e parecer uma madeira bem fina. Pode ser utilizada para dar sabor ao leite que será usado para fazer cremes ou ainda colocado em potes de açucar, que ganha um delicioso aroma "abaunilhado".

No mercado, ainda existem extratos naturais feitos com as cascas de baunilha e álcool de cereais e aquele extrato que todos conhecemos, que não tem nenhum traço de baunilha, pois a sua produção é toda feita de forma artificial.

Uma curiosidade é que 1/4 da produção mundial de sorvetes é de baunilha!

fonte BASÍLICO

2 comentários:

  1. Simplesmente A-D-O-R-O baunilha! Tanto que poderia me definir quase que uma "baunilha depedente" risos...

    Se vejo uma novidade "sabor baunilha" no mercado, compro na hora!...

    Na minha dispensa, guardo a 7 chaves minhas favas de baunilha, que jà usei na preparacao de doces ou salgados (sim... macarrao com baunilha è muito bom! ;)

    Grande abraco
    Ginger (Raquel)

    ResponderExcluir
  2. Aqui no Brasil, temos o Cumaráu ou tonka bean, digamos a "fava brasileira", que é de Belem do Pará, pena que exportamos tudo e não fica nada no Brasil para nós.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário. Participe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...