A rede KHARINA, de Curitiba, recebeu no final de 2010 o selo Green Kitchen. A rede de lanchonetes, que opera há 35 anos na capital paranaense, recebeu a maior pontuação do Brasil nas especificações exigidas pelo programa. Dentre as ações de sustentabilidade, estão a produção zero de resíduos para o meio ambiente e o uso de gordura de palma em suas preparações.
Os proprietários investiram em diversas ações para promover a saúde e o cuidado com o meio ambiente nos restaurantes. Além da destinação de 100% do seu lixo, que não gera resíduos para aterros sanitários, foram feitos investimentos também na utilização de produtos biodegradáveis e outros que geram menor impacto no meio ambiente (como copos de vidro), temperos naturais e com a reciclagem de todo o seu material de papelaria.
O programa Green Kitchen visa levar a natureza à mesa, em refeições puras, sem adição de produtos químicos, transgênicos e quaisquer outras substâncias que possam alterar a normalidade do organismo humano. Nesse compromisso, cada restaurante também cria uma relação com a natureza em função de seu ambiente e sustentabilidade econômica.
O Programa Green Kitchen é indicado para restaurantes que queiram aprimorar constantemente seu padrão de qualidade em benefício de seus clientes, sua região e seu ambiente social através de ações em:
- Ambientação natural, levando em conta projetos físicos para ambientes que valorizem o controle da insolação, a iluminação natural e a ventilação renovada, utilizando materiais naturais, reusados, reciclados ou certificados.
- Alimentação saudável, levando à mesa refeições puras, sem adição de produtos químicos, enzimas, hormônios, transgênicos ou qualquer outra substância que possa alterar a normalidade do organismo humano.
- Sustentabilidade, devolvendo ao ambiente o mínimo de resíduos sólidos na melhor forma de recuperação, com classificação, caixas de gordura nas saídas de esgoto, lavadores de ar dos sistemas de exaustão e uso de produtos biológicos para limpeza em geral.
Na Brasil, os únicos restaurantes comerciais que obtiveram a certificação foram os das redes KHARINA e FIFTIES. Além deles, o HOTEL E SPA UNIQUE, os restaurantes dos hospitais 9 DE JULHO e ALBERT EINSTEIN e dos colégios PALMARES e GENTE NOSSA, todos em São Paulo, possuem a certificação.
Os projetos do restaurante PRAÇA SÃO LOURENÇO e do STUDIO GOURMET UNILEVER também foram aprovados pelo programa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário. Participe!