Gastronomix chega à sua quarta edição com mais barraquinhas. Este ano serão 14 chefs convidados, entre já consagrados e nomes que despontam
Com mais de mil ingressos vendidos antecipadamente, o Gastronomix chega à sua quarta edição em 2012, com mais barraquinhas de alta gastronomia. O evento gastronômico do Festival de Curitiba acontece no Museu Oscar Niemeyer, nos dias 31 de março e 01 de abril, com 14 barraquinhas e chefs convidados de todo o Brasil.
Nas três primeiras edições, a simpática proposta de criar um clima de quermesse para ofertar alta gastronomia com preços convidativos em barraquinhas de feira, fez um sucesso danado. Com capacidade de atender diariamente até 2 mil pessoas, recebeu ao todo mais de 12 mil nas edições realizadas.
Como de praxe, o curador Celso Freire fez uma escolha balanceada, que tem como princípio a qualidade gastronômica e levou em conta também a importância de descobrir novos nomes para colocar ao lado dos já consagrados. Se todos os tipos de cozinha já foram representados no Gastronomix, este ano o destaque recai um pouco mais para os pratos que vem do mar, também com releituras de clássicos, como é o caso do Bobó de Camarão, que no cardápio do Gastronomix ganhou um sotaque francês com autoria do alagoano Jonatas Moreira.
A gastronomia feita em Curitiba está representada por nove convidados, desde nomes tradicionais como Bar do Alemão e Bar do Victor, até empreitadas mais recentes, como o Vila Roti, a Cantina do Délio e Forneria Copacabana.
As aulas-shows que fizeram tanto sucesso em 2011 também estão de volta. Este ano os convidados a ensinar seus pratos para a plateia no sábado, dia 31, são os chefs Murakami e Simone Berti.
“Sempre olho para as barracas do Gastronomix como se olhasse um cardápio”, observa Freire. “Temos salada, comida vegetariana e massa não pode faltar porque faz um sucesso incrível. São opções bacanas que permitem escolher uma refeição completa da entrada à sobremesa”, completa ele, explicando que a média por pessoa é passar por quatro barracas.
A principal preocupação na hora de escolher os convidados é oferecer uma diversidade de sabores. “Dar opções de comidas, aromas, cheiros e sotaques. Sempre com a melhor qualidade”, observa Freire. Dentro desta perspectiva tem, por exemplo, o alagoano Wanchako, especializado em comida peruana. “Na minha opinião, um dos melhores restaurantes do Brasil”, considera o curador. “O Murakami é possivelmente o melhor japonês do Brasil, premiadíssimo. Eu o conheço há tempos, e percebo que ele realmente vive um momento impressionante”, comenta o chef curador, sobre o restaurante paulistano Kinoshita.
Freire comenta também três nomes de jovens e promissores chefs. “Por dar muitas aulas tenho a chance de conhecer pessoas em formação e estes convites foram feitos também para reforçar o que digo em sala de aula: tem que ir para cozinhas diferentes vivenciar, como os médicos que fazem residência”, defende. “Não basta ter nascido de pais já com tradição na gastronomia, tem que buscar aperfeiçoamento, experimentar, viajar para ver de perto novas possibilidades”, completa. Jonatas Moreira, do alagoano Akuaba, Joca Pontes do pernambucano Ponte Nova e Bella Masano, do paulistano Amadeus Restaurante, demonstram bem isso. “Jonatas e Bella receberam formação nas cozinhas dos pais, mas foram estudar no exterior, correram atrás, do mesmo modo que o Joca”, pontua Freire. “Convidá-los é, também, minha forma de dar mais uma vez o meu recado para os alunos e todos que planejam ser chef de cozinha: tem que sofrer um pouco, cair na vida antes para só depois, se for o caso, atuar na cozinha dos pais. A escola faz sua parte, mas não cria um chef sozinha”, ensina.
O Gastronomix, outro dado importante, recebe pela segunda vez o selo Gastronomia Responsável, movimento idealizado pela Fundação Grupo O Boticário de Proteção à Natureza, em que os alimentos são preparados com produtos orgânicos, regionais, sem risco de extinção e evitando o desperdício. A louça utilizada no evento é da Oxford Porcelanas e haverá também a participação do café Melitta e vinhos Porto a Porto.
Patrocinadores – O Festival de Teatro de Curitiba é apresentado pelo Itaú e patrocinado pela Britania, Copel, Heineken, Nissan, Petrobras e Fundação Cultural de Curitiba, com apoio do SESI. A Vivo é a operadora oficial do evento. ParkShoppingBarigüi, Shopping Mueller e Shopping Palladium são as bilheterias, enquanto a Lúmen é a rádio oficial do Fringe.
Nos eventos associados, a Heineken patrocina o Risorama. Já o Guritiba, que tem parte da renda revertida para o Hospital Pequeno Príncipe, é patrocinado por Mili e Denso. O Balaroti é o patrocinador do Mish Mash. A Electrolux apresenta o Gastronomix, que usa as louças da Oxford Porcelanas, o café Melitta e vinhos Porto a Porto. Pela segunda vez, também recebe o selo Gastronomia Responsável, movimento idealizado pela Fundação Grupo O Boticário de Proteção à Natureza. O Festival de Teatro de Curitiba tem ainda a contribuição cultural (pela aquisição de ingressos), da Arauco, Brose, Empalux, Furukawa, Neodent, Ouro Verde Transp. E Locação Ltda, Potencial, Totvs, Unimed e Volvo.
Serviço:
Gastronomix 2012. Dias 31.03 e 01.04, das 11h às 16h. R$5 (entrada) e R$10 (por prato)
Museu Oscar Niemeyer (Av. Mal. Hermes, 999). Ingressos antecipados nas bilheterias do Festival de Curitiba, nos shoppings Mueller, ParkShopping Barigüi e Palladdium, além do site do festival de Curityiba: www.festivaldecuritiba.com.br
Chefs e cardápios
De Curitiba
RESTAURANTE DURSKI – JÚNIOR DURSKI
CORDEIRO A CAÇADORA
SEL E SUCRE – KIKA MARDER
RAVIOLI COM RECHEIO CREMOSO DE PARMESÃO, TOMATINHOS FRESCOS E MANJERICÃO
LAGUNDRI – MARCELO AMARAL
LAGUNDRI BIRO BIRO
CANTINA DO DÉLIO – DÉLIO CANABRAVA
NHOQUE RECHEADO COM GORGONZOLA AO MOLHO DE COGUMELOS E ESPINAFRE
FORNERIA COPACABANA – BETO MADALOSSO
SALADA COPACABANA
BAR DO VICTOR – EVA
ARROZ DE BACALHAU
BAR DO ALEMÃO – ANDERSEN
CARNE DE ONÇA
VILA ROTI – FÁBIO PIMENTEL
SOBREMESA- MERENGUE DE FRUTAS VERMELHAS
PADARIA JOAQUIM JOSÉ –
SOBREMESA- a confirmar nome e participação
CHEFS DE OUTROS ESTADOS
AMADEUS RESTAURANTE –SP- BELLA MASANO
LULA BABY RECHEADA COM BACON E CAJÚ
RESTAURANTE KINOSHITA – SP - CHEF MURAKAMI
VIEIRAS COM ALGA WAKAME E PEPINO SUNOMONO COM GEMA DE CODORNA
AKUABA – AL – JONATAS MOREIRA
NOUVELLE VERSION DO BOBÓ DE CAMARÃO
PONTE NOVA – PE – JOCA PONTES
BAIÃO CHIQUE GASTRONOMIX
WANCHAKO – AL – SIMONE BERTI
CEBICHE DE ATUM
.....................
Festival de Curitiba
Relacionamento com a Imprensa
Equipe de Atendimento
(41) 3254-6077 (NQM)
(41) 3322-6509 / 3324-4301 / 3232-3758 / 3324-2675
Coordenação –Sergio Wesley / (41) 7812-8141
Atendimentos – Adriane Perin (adriane@nqm.com.br) / (41) 7812-3305
Oscar Röcker Netto (oscar@nqm.com.br) / (41) 7818-2254
Vanessa Moore (vanessa@nqm.com.br) / (41) 7818-6600
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário. Participe!