Ninguém duvida da importância do sal na gastronomia. Não existe nenhum povo no mundo que não o use em suas preparações culinárias, mas você sabia que existem diferentes tipos de sal e que a sua escolha vai afetar o resultado final dos seus pratos?
Pois é, até com a escolha do sal a gente tem que tomar cuidado...
Imgem: Eclycle |
Mas, para facilitar a sua vida, aqui vão algumas dicas sobre 7 tipos diferentes de sal e seus usos mais comuns:
1. Sal Rosa do Himalaia
Encontrado nas montanhas de Punjab no Paquistão, esse sal contém 84 diferentes minerais. Conhecido por suas propriedades curativas, esse sal é muito usado em SPA's e estéticas, mas também pode ser usado na cozinha substituindo o sal comum na preparação ou finalização de todos os tipos de pratos.
Imagem: Essential Nutrition |
2. Sal Cinza do Mar Céltico
A cor cinza, característica desse sal, provém de um tipo de argila encontrado principalmente na região da Bretanha na França. Seu sabor sutil o fez muito popular entre chefs e é ideal para ser usado em peixes, carnes, ou simplesmente salpicado em nozes ou pipoca.
3. Sal Vermelho do Havaí
De sabor levemente terroso devido a presença de argila em sua composição, esse sal é ideal na preparação de carnes assadas e de peixes grelhados. Fica perfeito moído com ervas frescas.
4. Sal Negro Hiwa Kai do Havaí
Perfeito com peixes, esse sal é muito usado na alta gastronomia devido a sua coloração a qual dá um efeito decorativo lindo.
Imagem: Fine Dinning Lovers |
5. Sal Marinho Yakima Defumado
A região de Yakima, em Washington, é conhecida por seus enormes pomares de maçãs, cuja madeira também é usada na defumação de sal marinho. Perfeito na preparação de porco grelhado ou qualquer outro tipo de carne branca.
6. Sal Maldon
Amado por chefs e gourmets do mundo inteiro, essa flor de sal, formada por escamas, tem uma textura muito particular e é quase uma explosão de sabores na boca. Funciona muito bem com consistências suaves e fica surpreendente com chocolate.
7. Sal Balinês
Esse sal tem um formato inusitado de pirâmide, o que o torna único. Produzido no Oceano Indico, em volta da ilha de Bali, na Indonésia, além de salgar a comida, ainda lhe dá uma textura crocante.
Agora que você já conhece mais sobre diferentes tipos de sal, está na hora de experimentar e inventar novas formas de usar esse ingrediente indispensável na cozinha.
Esse texto foi inspirado na matéria publicada no site Fine Dinning Lovers.
Muito boa essa postagem, irei procurar um churras emporio e colocar as dicas em prática
ResponderExcluir