terça-feira, 26 de outubro de 2010

Vilões da Cozinha - Parte I, O Óleo de Cozinha


Será que a moda e o estrelato dos chefs de cozinha estão com os dias contados? Será que os chefs correm o risco de se transformarem em vilões? Não precisa ser um expert para para saber que cozinhas podem ser péssimos exemplos de sustentabilidade. Óleo de cozinha é um sério problema que restaurantes têm que enfrentar. Atentos a isso, muitos estabelecimentos já estão se concientizando de que a mudança de pensamento em relação a sustentabilidade precisa começar, e rápido.

Se apenas 1 litro de óleo doméstico descartado no ralo contamina 1 milhão de litros de água, imagine o que não faz todo o material usado nas cozinhas profissionais se despejados da mesma maneira? Quando descartado de forma incorreta, o produto causa entupimentos, o que exige uso de substâncias químicas altamente tóxicas para conseguir solucionar o problema. Além disso, causa danos irreparáveis se jogado em rios, lagos e córregos, pois os detritos não permitem a oxigenação da água, assim como a entrada de luz, criando uma camada gordurosa em suas margens, o que contribui significativamente para as enchentes.

No mercado existem várias empresas especializadas na coleta de óleo de restaurantes. As casas interessadas devem entrar em contato com essas empresas, que recolhem o óleo, o tratam e o transformam em produtos para uso domésticos e até mesmo biodiesel.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Participe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...