terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

As Artimanhas dos Supermercados


A partir de março, nós brasileiros precisaremos ficar atentos, pois a inflação dos alimentos deve voltar a acelerar. A saída é economizar e não cair nas armadilhas dos supermercados.

O avanço dos preços dos alimentos no país, que fez os consumidores mudarem de hábitos para driblar o aumento das despesas, desacelerou neste início de ano. As taxas de variação de despesas relativas à alimentação continuam a subir, mas em ritmo menor do que o observado no final de 2010.

O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) mostrou que em janeiro a alta de preços de alimentos e bebidas no país foi de 1,16%, representando uma redução em relação a dezembro do ano passado. No entanto, essa desaceleração não deve se manter. Para especialistas, as altas temperaturas e a valorização das cotações de commodities devem levar os preços, a partir de março, a níveis tão incômodos como os observados anteriormente.

Na contramão dessa desaceleração, estão as variações de preços de legumes e verduras. Conforme informações do CEAGESP, em janeiro foram registrados aumentos significativos devido às chuvas e altas temperaturas em todas as regiões produtoras da região Sudeste.

Para os consumidores, existem algumas dicas parar fugir dessa alta de preços e fazer o consumidor economizar algum dinheiro.

1 - Ir ao supermercado sem fome é a lei número 1 do consumidor prevenido. Mas você sabia que gasta menos quando faz compras sozinho? Esse cuidado pode reduzir em até 30% sua conta do supermercado.

2 - A variação de preços entre o mesmo produto pode chegar a 151%, comparando a marca líder e as marcas próprias dos supermercados. Ou seja, comprar as marcas que levam o nome do supermercado pode ser econômico. Em análises, foi observado, por exemplo, que sacos de lixo da marca CARREFOUR, facricada pela EMBALIXO, custava R$ 3,29, enquanto a mesma mercadoria, com o selo do fabricante custava R$ 8,29. Exatamente o mesmo produto, produzido e embalado pela mesma empresa, chega a apresentar uma diferença muito significativa. Segundo a EMBRAPO (Associação Brasileira de Marcas Próprias), os genéricos são, em média, 15% mais baratos do que seus similares.

3 - Essa dica todo mundo já conhece, mas insiste em não fazer. Ir com os filhos ao supermercado pode ser um programa agradável. Mas acreditem, se o objetivo for economizar, é melhor deixar as crianças em casa. Os filhos enchem o carrinho de guloseimas e outros produtos supérfluos, geralmente muito caros. Afinal, poucas pessoas sabem dizer não a uma criança pidona, ainda mais quando estão em público e o medo de possíveis manhas está sempre presente.

4 - O principal objetivo de um mercado é ser um ambiente de onde os consumidores não queiram sair. Por isso, as cores e a temperatura são agradáveis. A disposição dos corredores faz com que você ande mais e bata o olho em outros produtos. Vale reparar também como as lojas nunca contam com janelas ou relógios, afinal elas nos fazem desviar a atenção das gôndolas. Neste caso, seja objetivo e leve uma listinha para não se perder neste fantástico mundo.

5 - Tome cuidado com o trânsito de carrinhos. Não é à toa que os corredores são tão estreitos. Dois carrinhos, por exemplo, já são suficientes para congestionar o espaço e, consequentemente, desviar sua atenção para outros produtos enquanto você aguarda a liberação do trânsito.

6 - Nem sempre os produtos em promoção são os mais baratos. Acostumem-se a olhar a prateleira inteirinha antes de escolher o que vai levar. Na altura dos olhos estão os mais caros. Ao alcance das mãos, aqueles que podem ser levados por impulso. Embaixo, os que mais chamam a atenção da criançada, principalmente nas seções de doces e brinquedos.

7 - É perto da entrada principal que ficam dispostos os produtos mais tentadores (como eletroeletrônicos) e as ofertas sazonais (por exemplo, ovos de Páscoa e presentes para o Dia das Crianças). Tudo tem apelo visual. Como o carrinho está vazio, você fica ainda mais propenso a comprar.

8 - As gôndolas que ficam perto dos caixas estão repletas de produtos pequenos, capazes de caber mesmo num carrinho lotado. Apesar de serem miúdos, os preços podem ser bem salgados.

9 - Ao encontrar uma promoção do tipo ''pague 1, leve 2'', confira o preço individual. Nem sempre a promoção vale a pena. Outra possibilidade é em vez de levar uma embalagem a cada semana, você optar por uma maior e pagar menos por cada unidade do produto.

10 - O leite não está mais onde ficava? Tranquilo, você não sofre de problema de memória... Alterar repentinamente a disposição dos produtos é outra artimanha dos mercados. Assim, você é obrigado a andar mais dentro da loja. A mesma estratégia faz com que os produtos básicos, como carnes e verduras, fiquem bem ao fundo do estabelecimento.

 11 - Uma dica muito importante para economizar com frutas, verduras e legumes é saber as épocas de safra de cada uma. Durante esses períodos os preços são sempre mais baixos e a qualidade do alimento é muito melhor.

12 - Concluindo, antes de sair de casa, faça uma lista dos produtos que estão em falta. E não pare nas seções que não têm itens presentes na sua lista.


Boas compras a todos...


fonte GASTRONOMIA e NEGÓCIOS

2 comentários:

  1. ótimas dicas hein, ir ao mercado sem fome é muito boa mesmo, duro é me lembra disso,
    abraços

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  2. Gostei muito destas dicas.Beijos.
    Rosa Maria

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