terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Pidan, o Ovo Centenário (ou Milenar)




O Pidan, o ovo centenário, também conhecido como ovo de cem anos ou ovo milenar, é uma das mais famosa iguarias do mundo oriental.

Tradicional da China, o ovo centenário é feito com ovos de pato, ganso, galinha ou codorna. É coberto com cinzas, sal, argila e cascas de arroz e é enterrado por 100 dias, podendo chegar a ficar enterrado por anos, dependendo do método de preparo e da região onde é produzido. Reza a lenda, que esse ovo é da época da Dinastia Ming, quando na região da Hunan foi descoberto em uma construção um ovo perdido por dois meses dentro de uma argamassa. O sujeito experimentou e gostou. Com o passar do tempo foi aprimorando a técnica. Fontes mais confiáveis dizem que o ovo centenário é o resultado de anos de experiências para se descobrir um método de conservação de ovos.

O Pidan tem uma aparência estranha. A clara fica com uma textura de gelatina e com uma cor dourada escura, estranhamente bonita, quase sem sabor algum. A gema tem uma cor escura, verde acinzentado, e com uma textura macia, cremosa, com cheiro forte e sabor intenso, de enxofre. Pode ser comido cru ou utilizado em algumas preparações chinesas.

O lugar mais fácil de se conseguir o ovo centenário no Brasil é no Bairro da Liberdade em São Paulo. Os ovos são vendidos em dúzias ou de forma individual. O ovo custa aproximadamente R$ 5,00 a unidade.

Na nossa experiência com o Pidan, pudemos notar que a clara realmente não tem gosto algum e tem a aparência de uma gelatina de coca-cola. A gema tem uma textura estranha e um gosto muito forte de ovo cozido. É como se existissem 5 ovos cozidos dentro da gema. O gosto de enxofre residual demora algum (leia-se bastante) tempo para passar. Vale a pena experimentar, juramos que vale!

16 comentários:

  1. Sou de Vitória-ES e estou passando uns dias em Sampa. Fui a Liberdade anteontem. Se eu soubesse que era possível encontrar esses ovos por lá, eu teria provado um. E até que são baratos!

    ResponderExcluir
  2. Ui... sou descendente de chineses, meus pais adoram essa "iguaria", eu....argh...desculpe, é muito forte, estes ovos já se encontram também aqui em Ctba, de uma filial da Liberdade,
    Paula

    ResponderExcluir
  3. Pidan: Uma palavra bonitinha para ovo podre.

    ResponderExcluir
  4. Delicioso. Comi na China e no Vietnam e sempre que posso encomendo para algum amigo que vá lá. Coma cru com um pouco de sal.

    ResponderExcluir
  5. Eeeeeeca... Q nojo... Na verdade, isso tem cheiro de testículo de boi e gosto de bosta... Q porcaria... Nojento isso... Esses chineses ñ tem o q inventar... Isso nada mais é do q ovo cozido podre...

    ResponderExcluir
  6. Na verdade, tem gosto de ovo, só que bem forte.

    ResponderExcluir
  7. Estou na liberdade mas não consegui achar o pidan para comprar, saberia me informar alguma loja que o tenha?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  8. Saindo da estação do metrô Liberdade, em SP, naquela praça, há uma loja de alimentos (acho que se chama Towa, ou algo do tipo) que vende o Pidan. Já comi sem problema algum e é realmente bom. Comprei por R$20,00, meia dúzia. Lá também vendem pamonha oriental e outras iguarias.

    ResponderExcluir
  9. Não comprem desse towa, comprei meia duzia e quando abri eram só 6 ovos podres, mó nojentão!!!!

    ResponderExcluir
  10. A primeira foto é do ovo "empanado" nas ervas. A segunda é do ovo já descascado. A terceira fota é do ovo dividido ao meio, como um ovo cozido normal.

    ResponderExcluir
  11. Nunca experimentei, mas tenho vontade. Adoro comidas exóticas

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde,ele é um ovo,mas já estragado,quem já comeu ou que entende mais desse prato,sabe do risco que se corre comendo ele?Há muitos casos de intoxicação alimentar para quem já comeu ele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existem casos relatados. Estragado é diferente de fermentado. Pode comer sem medo!

      Excluir

Obrigado pelo comentário. Participe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...