quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Pimentão Verde, Amarelo e Vermelho


O pimentão é um fruto da família das Solanáceas, que são plantas arbustivas, como por exemplo a batata, o tomate e jiló.

É rico em vitaminas C e, quando maduros, em A também. São excelentes fontes de ferro, cálcio e fósforo. Possuem pouquíssimas calorias e aceleram a cicatrização. Previnem a arteriosclerose, controlam o colesterol, evitam hemorragias, aumentam a resistência física, combatem alergias e previnem a formação de hemorróidas.

Poucas pessoas sabem, mas os pimentões verde, vermelho e amarelo são o mesmo fruto. O pimentão verde ainda se encontra imaturo, por isso tem o gosto forte e provoca "longas lembranças" quando consumidos. Os pimentões vermelhos, amarelos e laranjas são os frutos maduros. A cor depende da variedade. Têm sabor mais suave e adocicado e custam muito mais do que os pimentões verdes. Os pimentões roxo e creme, por sua vez, nascem com a mesma cor de quando estão maduros.

O pimentão tem sua produção no auge entre agosto e novembro, que é quando conseguimos os frutos mais maduros, com maior qualidade e melhor preço. Mas com o cultivo em estufas, temos acesso a ele o ano inteiro.

Por ser do gênero capsicum, o mesmo das pimentas, o pimentão é a referência zero na Escala Scoville. Essa escala mede o nível de intensidade e ardor das pimentas e são relativas à quantidade de Capsaicina, que é a substância alcalina responsável pelo ardor.

fonte EMBRAPA

43 comentários:

  1. nao sei como vcs conseguem comer pimentao e ruim d+

    ResponderExcluir
  2. Uma vez ouvir dizer que cada pimentão tem sua semente, o verde não amadurece e fica vermelho ou amarelo e também qdo o pimentão está meio verde meio vermelho dizem que são dois tipos de sementes plantados. gostaria de saber se isso é verdade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, todos os pimentões vêm da mesma semente, a diferença de suas cores dependem do tempo de maturação da fruta. Obrigado pela pergunta!

      Excluir
    2. Só para acrescentar o sabor muda também, ficando mais suave, o vermelho é o mais adocicado!

      Excluir
  3. E os pontos negativos do pimentão ???
    Ex: Doenças que podem causar...
    E sem contarr o gosto Horrivel !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha eu não sei as doenças mas algo que pode causar é Dor de cabeça e enxaqueca :/

      Excluir
    2. como assim doenças?? nossa, falar isso é um absurdo, pimentão é super saudável

      Excluir
    3. Claro..quando produzido com agrotóxicos pode ser nocivo.
      Recomendação: "O veneno está na mesa" ;)

      Excluir
    4. Adoro pimentão, como todo dia, alimentos de gente que não tem frescura, o amarelo é o melhor, cru com azeite e pimenta do reino .

      Excluir
    5. Que absurdo especular uma relação de doença com o pimentão! A verdura em sim, só traz benefícios, a não ser pelo os agrotóxicos. Mas entre comer com o risco dos agrotóxicos e não comer, é melhor comer. Já diz o Dr. Lair Ribeiro...

      Excluir
    6. Por acaso você Mansano, você é medica ou especialista, para falar essa besteira tamanha, falar que o pimentão trás doença!!!??? Sou medica e nutricionista pela USP e trabalho em um centro de pesquisa FORC. Pimentão tem seu lado positivos e negativos (especifico para algumas pessoas, segue:

      Benefícios:

      Os vermelhos e os amarelos são os mais adocicados, contêm 3 vezes mais vitamina C do que as laranjas e são ricos em betacaroteno;
      Elimina os gases, alivia as cólicas e dores abdominais;
      Juntamente com o sumo de cenoura é excelente para redução das manchas da pele;
      O pimentão verde contém 126mg de vitamina C e 2.000UI de vitamina A;
      O pimentão vermelho contém 180mg de vitamina a C e 6.500 UI de vitamina A;
      Pode atuar como desinfectante da mucosa do estômago e no intestino pode destruir as bactérias patogênicas sem prejudicar as benéficas;
      Os pimentões são usados na redução dos gases intestinais, empregado na diátese úrica, no reumatismo, nas pleurisias, nevralgias, hemorroidas, otites, faringites e inflamações em geral;
      Quando maduro, os pimentões são ricos em vitamina C e antioxidantes que retardam o envelhecimento celular;
      O pimentão vermelho é rico em licopeno, outro antioxidante;
       Os pimentões possuem altos níveis de betacaroteno que o organismo transforma em Vitamina A, um antiviral fortificante do sistema imunológico;
       É rico em fibra, que evita o aumento do nível do colesterol sanguíneo;
       Os pimentões previnem: cataratas e pressão alta;
      Contém o carotenoide betacriptoxantina, que, tal como é revelado por estudos, pode evitar a inflamação que desencadeia a artrite;


      Malefícios:

      É desaconselhado a gestantes, pois poderá mudar o gosto do leite da mãe;
      Podem conter uma substância picante, a capsaína, que não só irrita as terminações nervosas das mucosas, como também pode provocar, pela sua aplicação repetida e duradoura, anestesia;
      O pimentão amarelo contém apenas vitamina C;
      Pessoas com estômagos delicados devem evitá-los, pois requerem uma longa digestão, se fritos ou picantes;
      As sementes e as membranas que as envolvem podem dar um sabor amargo, por isso convém eliminá-las;
      Os pimentões são pobres em vitamina E e vitaminas do complexo B.
       
      Leia também: 
      Amendoim: veja os prós e os contras dessa oleaginosa!
      Receita de Pimentão recheado com carne moída
      Pimenta cambuci: incremente suas refeições com saúde!
      antiviral benefícios betacaroteno capsaína desvantagens elimina gases inflamações pimentão amarelo pimentão vermelho pimentões protetor sabor amargo saúde vitamina C
      Carregar comentários


      Antes de falar alguma coisa em rede, estude e ou se aprofunde em fontes confiáveis etc...

      Tenha um bom dia!

      Dra. Paula Lavoiser - FORC Centro Pesquisa de alimentos.

      Excluir
    7. Dra. Paula Lavoiser qual à relação do pimentão com à enxaqueca? Toadas às vezes que consumo quase morro de tanta dor de cabeça.

      Excluir
  4. Adoro pimentão bem vermelho, lavo bem e como puro inteiro, bem fresquinho é crocante , levemente adocicado, refrescante =)muito saudavel

    ResponderExcluir
  5. Sério que existe gente que não gosta de pimentão? E esse comentário sobre pimentão causar doenças, o que é isso?? Nossa, quanta gente ignorante.

    ResponderExcluir
  6. Vivo nos Açores, Portugal. Nunca vi nesta região pimentão roxo, como obter as suas sementes? Gostava de experimentar a cultiva-lo!

    ResponderExcluir
  7. Adoro pimentão! Como ele puro e dá uma diferença (boa) na comida 🍲

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual vc indica pra fazer com carne moída? Nunca comi e queria testar kkkk

      Excluir
    2. Qualquer um fica bom, mas se for verde é melhor picar e gratinar antes da cebola pra nao marcar muito o sabor, pois ele "toma conta".

      Excluir
  8. Gosto de pimentão no sanduiche junto com cebola @.@

    ResponderExcluir
  9. Gente parem de ser ignorantes e vão fazer um teste alérgico. Existem pessoas que não toleram algum composto do pimentão, assim como cebola dentre varios condimentos. Isso é particularidade de minoria, pois a grande maioria não sente nada, somente benefícios. Valeu

    ResponderExcluir
  10. Vai uma receitinhas deliciosa aí: um tomate, um sexto de pimentão amarelo, um sexto de verde, quatro centímetros de um pimentão. Cortar tudo em retângulos bem finos. Por uma colher de azeite, algumas gotas de limão, sal a gosto. Se gostar pode picar bem fino um dente de alho. Para uma pessoa. Duvido q após vc não vá gostar de pimentão.

    ResponderExcluir
  11. Vai uma receitinhas deliciosa aí: um tomate, um sexto de pimentão amarelo, um sexto de verde, quatro centímetros de um pimentão. Cortar tudo em retângulos bem finos. Por uma colher de azeite, algumas gotas de limão, sal a gosto. Se gostar pode picar bem fino um dente de alho. Para uma pessoa. Duvido q após vc não vá gostar de pimentão.

    ResponderExcluir
  12. É verdade que existe pimentão macho e fêmea e que o sabores alteram de acordo com o sexo?

    ResponderExcluir
  13. Engraçado, minha avó planta pimentão até hj, ele fica verde, vermelho e apodrece. Kkkkk o amarelo é geneticamente modificado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho o amarelo em casa. Nasce verde e depois amarela e por fim apodrece

      Excluir
    2. O processo é verde e posterior vermelho! o amarelo é geneticamente modificado, por questões pessoais, não como o amarelo! O verde sabor apurado e forte, deixando o gosto ao longo do dia, e o vermelho e mais adocicado, a má digestão e o margo e proveniente a não retira do milho branco que fica dentro.

      Excluir
  14. Engraçado, minha avó planta pimentão até hj, ele fica verde, vermelho e apodrece. Kkkkk o amarelo é geneticamente modificado.

    ResponderExcluir
  15. Nossa plantei dos tres achando que cada um tinha sua semente , kkkk... Ainda bem que vim pesquisar pq achei que só os verdes tinham cultivado. Obrigada pela materia, adorei. Adoro qualquer tipo de pimentão, mas os vermelhos são meus preferidos. Alguem sabe me falar quanto tempo eles levam para ficar vermelhos? Os meus estão verdes e grandes

    ResponderExcluir
  16. Alguem sabe me dizer depois do fruto quanto tempo leva para amadurecer ao ponto vermelho?

    ResponderExcluir
  17. Ta errado isso . Cada pimentao da em um pé diferente . Tanto q tem pimentao roxo branco azul..... em q estado de desenvolvimento eles se encontrariam???

    Pesquisa um pouco mais q pelo jeito foi so copia e cola pq ja vi a mesma burrice em outros lugares

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não faz sentido que as cores dos pimentões variem com o tempo de colheita, segundo afirma Larissa Lovatto pesquisadora e nutricionista, em um artigo que foi publicado em 2015 por Joyce Athiê. Eles são do gênero capsicum annun, mas com certeza de outra variedade como as pimntas.

      Excluir
  18. Pimentão é mais uma beleza da natureza Deus caprichou no gosto nas cores, mais claro que nem todos gostam, não tem problema, Deus fez muitas verduras de todas as cores de vários sabores, degusta e daí glória ao SENHOR.

    ResponderExcluir
  19. Pimentao verde me da muita azia :(
    O vermelho e amarelo sera que tbm da azia?

    ResponderExcluir
  20. Pimentão é sensacional, amo e coloco em tudoo 😍

    ResponderExcluir
  21. Semente de Pimento verde dará sempre Pimento verde no inicio e no fim.

    Semente de Pimento vermelho dará sempre Pimento verde no inicio e vermelho no fim.

    Semente de Pimento amarelo dará sempre Pimento verde no inicio e amarelo no fim.

    Semente de Pimento laranja dará sempre Pimento verde no inicio e laranja no fim.

    Do mais doce para o mais amargo (os 3 primeiros são sempre considerados Pimentos doces):
    Laranja
    Amarelo
    Vermelho
    Verde

    Existem pimentos brancos, amarelos, roxos, azuis escuros, etc., mas estas variedades têm tendência a serem mais amargas como o pimento verde, do que pimento do tipo doce.

    O pimento faz muito bem à saúde, mas é óbvio que algumas pessoas poderão ter intolerância a alguma substância presente neles, nesse caso têm de ter cuidado.

    Fiquem bem ;)

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário. Participe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...