terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Vai Faltar Chocolate...


Chocólatras, segurem-se! Mas, se continuarmos com os nossos níveis de consumo atuais o chocolate pode se tornar um produto muito raro e, obviamente, caro daqui a vinte anos.

O problema, na verdade, é muito simples. De acordo com pesquisas, estamos comendo muito mais cacau do que produzimos o que indica que, se continuarmos nesse ritmo, o chocolate provavelmente vai acabar.

O cacau, atualmente, é muito desvalorizado – na África é possível comprar toda a coleta de um trabalhador por um real ao dia – e, além disso, por ser muito barato e por ser difícil de cultivar os agricultores têm mais vantagens cultivando outro tipo de produto, como seringueiras que produzem borracha.

O que isso significa na prática? O preço do chocolate irá aumentar, óbvio. De acordo com alguns pesquisadores mais alarmistas, o chocolate logo poderá ser tão caro, raro e “chique” como caviar.

Claro que o mercado tenta se adequar a tudo. O preço elevado do cacau, estimularia a produção, o que reduziria a cotação.

Existe também outra esperança, os cientistas da fabricante Hersheys conseguiram seqüenciar o genoma do cacau, fazendo com que no futuro fabricar o chocolate possa ser mais simples.

Um comentário:

Obrigado pelo comentário. Participe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...