segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Kobe Beef - O Ouro Vermelho



Kobe Beef é a carne mais cara e saborosa do mundo. Criada no Japão, tradicionalmente na região de Kobe, a carne é extraída da raça Wagyu.

Com um processo de produção rodeado de lendas, os bois têm aparência mais atarracada e pelagem mais densa do que a dos bois criados no Ocidente. Esse animais têm predisposição genética para acumular praticamente o dobro da quantidade de gordura das outras raças. Sua maior característica e diferencial é que essa gordura fica entremeada à carne, chamada marmoreio, que produz a super maciez do Kobe Beef.

Para um melhor resultado, os animais têm seus movimentos limitados, evitando o enrijecimento dos músculos. Recebem massagens, acupuntura, dormem sobre tapetes térmicos, ouvem música clássica e bebem cerveja e saquê.

O Kobe espalhou-se rapidamente pelos mercados mais ricos do mundo. Por seu preço, é chamado de "ouro vermelho". Comer um bife de Kobe pode custar até 800 dólares em Nova York. Um hambúrguer feito com a carne do boi japonês chega a 80 dólares. No Brasil, podemos encontrar a carne sendo vendida em torno de R$150,00/kg e o hamburguer a R$30,00 a unidade.

Com o bom uso da tecnologia e do grande investimento financeiro feito, o Brasil conquistou rapidamente, em número de cabeças de gado, o posto de quarto maior produtor de Kobe do mundo. Já existe até a Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos da Raça Wagyu (em japonês, Wagyu significa gado japonês). 

Apesar disso, alguma pessoas consideram heresia chamar a nossa produção de Kobe Beef, pois não seguimos exatamente os mesmos rituais japoneses e o ambiente natural é bem distinto. Os Wagyus nacionais ficam soltos no pasto e enfrentam um clima mais quente, o que reduz sua fome. As massagens são esporádicas, o gado só vai para o confinamento meses antes do abate e, o principal, a carne brasileira não chega ainda ao mesmo nível de "marmoreio" (grau de gordura entre as fibras), principal critério de avaliação de qualidade de um Kobe Beef.

Veja aqui a tabela de comparação do gado Wagyu japonês e produzido no Brasil.

Um comentário:

  1. Olá
    Muito interessante seu blog, e em retribuição por tanta coisa legal que você postou, deixo como dica um site sensacional de churrasco que vale a pena conferir...WWW.TVCHURRASCO.COM.BR...
    Abçs

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário. Participe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...