terça-feira, 23 de novembro de 2010

Água e Café - Harmonização


Todos aprendemos na escola que a água deve ser insípida, inodora e incolor. Depois de adultos, descobrimos que ela só precisa ser incolor, pois os dois primeiros fatores podem variar. E é melhor que variem mesmo!

Dependendo da origem do aquífero, que pode ser natural ou de fontes artificialmente captadas, e da composição físico-química, ela apresenta qualidades de sabor e odor perceptíveis para quem tem paladar apurado. (Veja postagem sobre Águas de Luxo).

Mas, por que beber água com gás antes do café? Para sentir todas as nuances, limpar a boca e abrir as papilas gustativas. Na harmonização, a água é consumida também após a ingestão do café, dessa forma afloram novas descobertas sensoriais.

Combinada ao café, a água pode realçar as particularidades da bebida. Limpa o paladar para a chegada da bebida e potencializa qualidades, sejam elas positivas ou negativas, no caso de uma escolha infeliz.

A água pode ser mineral sem gás ou gasosa, naturalmente ou artificialmente. Com o café, ambas podem funcionar, melhorando a experiência de sabor. O ideal é que o consumidor, perdido entre tantas opções, escolha dois ou três produtos e deguste com o café de sua preferência, descobrindo as sensações que mais o agradam. Recentemente, a marca suíça NESPRESSO lançou um código de harmonização entre café, água, chocolates e destilados: o Coffee Codex (ainda sem tradução para o português). A publicação, voltada a chefs e sommeliers, é um guia de informações dos sabores, levando em conta combinações por aproximação e oposição.

Um comentário:

  1. Eu, atraves de vcs descobri a data do dia nacinal do café, pois não sabia que existia,...

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário. Participe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...