terça-feira, 30 de novembro de 2010

Classificação do Café Brasileiro

fonte: ACS
A classificação do café é uma fase muito importante no processo da comercialização. Para o produtor, é necessário conhecer pelo menos um pouco do sistema, para poder avaliar o seu produto e não ficar apenas confiando nos dados fornecidos por aqueles que comercializam o café.

A determinação da qualidade do café brasileiro compreende duas fases distintas: a classificação por tipos ou defeitos e a classificação pela bebida. Além desses dois aspectos principais o café pode também ser classificado por: peneira, cor, torração e descrição.

A classificação do café por tipo é feita com base na contagem dos grãos defeituosos ou das impurezas contidos numa amostra de 300g de café beneficiado. Esta classificação obedece à Tabela Oficial de Classificação, de acordo com a qual cada tipo de café corresponde a um número maior ou menor de defeitos encontrados em sua amostra.

São considerados defeitos os grãos imperfeitos (chamados defeitos intrínsecos), ou seja, os grãos pretos, ardidos, verdes, chochos, mal granados, quebrados e brocados, e as impurezas (defeitos extrínsecos), tais como cascas, paus, pedras e insetos, encontrados na amostra. A cada um desses grãos imperfeitos ou impurezas corresponde uma medida de equivalência de defeitos, que rege a classificação por tipo.

Para proceder à classificação, as amostras são recolhidas e espalhadas sobre uma folha de cartolina preta e, com uma boa iluminação, os cafés são analisados. Os defeituosos são separados e contados segundo a Tabela de Equivalência de Grãos Imperfeitos e Impurezas.

Para conhecer sua qualidade, realiza-se a prova da xícara, pela qual o provador avalia as características de gosto e aroma do café. A classificação da bebida tem dois objetivos fundamentais: conhecer a qualidade do café a ser comercializado e definir as ligas ou blends que valorizem determinados lotes de café.

Segundo a classificação oficial, o café brasileiro apresenta sete escalas de bebidas, sendo o mole referência para todas:

- Mole: tem sabor agradável, suave e adocicado.

- Estritamente mole: apresenta todos os requisitos de aroma e sabor da bebida mole, mas de forma mais acentuada.

- Apenas mole: tem sabor suave, mas sua qualidade é inferior a dos anteriores, com leve adstringência ou aspereza no paladar.

- Dura: apresenta gosto acre, adstringente e áspero.

- Riada : tem leve sabor de iodofórmio (aquele gosto de iodo que fica na boca quando voltamos do otorrinolaringologista ou o sabor de antiséptico hospitalar).

- Rio: tem cheiro e gosto acentuados de iodofórmio.

- Rio zona ou macaco: são denominações regionais para qualificar bebidas com características desagradáveis, bem mais acentuadas que as da bebida rio.

fonte MEGAAGRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Participe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...