quarta-feira, 24 de novembro de 2010

O Perigo das Compras Coletivas

Imagem: dicas SP
A nova sensação da Internet são os sites de compras coletivas, como por exemplo Peixe UrbanoClube Urbano, entre tantos outros. Esses sites oferecem descontos incríveis, que podem chegar a 90%. Com essas promoções, a aceitação do público tem sido grande e os cupons de venda têm se esgotado rapidamente.

A idéia é oferecer um desconto substancial para que o cliente vá experimentar o serviço em um momento de “casa vazia” e, gostando, se disponha a futuramente comprar a preço cheio. Ainda, esse tipo de serviço pode ser usado pela necessidade de se fazer queima de estoque de produtos no final de ciclo de vida.

No caso de restaurantes e bares, vale a possibilidade de atrair novos clientes. Considerando que na maioria absoluta dos casos as ofertas apresentadas nos sites  são de serviços, um súbito e inesperado aumento no volume de clientes, fruto de, por exemplo, não estipular limites à quantidade de cupons ou horários pré definidos para a promoção, derruba a qualidade do atendimento e cria um efeito perverso. Nesse caso, uma ação destinada a fazer mais pessoas conhecerem o serviço causa experiências negativas que dificilmente podem ser revertidas.

Entretanto, reduzir a estratégia corporativa a preço baixo é um caminho difícil, que poucas empresas conseguem manter a longo prazo. Por isso, é preciso ir além, para que o cliente não consuma somente quando o preço é promocional. Um restaurante que oferece descontos em um site de Compras Coletivas deve estar preparado para fornecer uma experiência impecável, com a melhor refeição, em um ambiente encantador, com agilidade, excelente atendimento e a sensação de privilégio por ter pago tão pouco e ter recebido tanto. Dessa forma, o cliente poderá retornar e consumir sem desconto. Caso contrário, a empresa entra em um círculo vicioso, em que só vende porque oferece desconto, reduzindo suas margens de operação.

Participar desse tipo de site não garante que o estabelecimento obtenha sucesso imediato. Como qualquer outra ação de marketing, deve-se mensurar o retorno do gasto e ser criativo para se destacar no meio de tantas promoções.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Participe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...