O prestigiado Guia Michelin concedeu, em sua edição 2011, lançada nesta semana, a premiação com uma estrela a um restaurante que foi fechado em dezembro de 2010 por falta de clientes.
O restaurante Les Hêtres, inaugurado em 2009, em Ingouville, no norte da França, foi fechado em 30 de dezembro passado por falta de clientes e os funcionários já foram demitidos, disse Max Bichot, chef e ex proprietário do estabelecimento, que afirma ter investido 200 mil euros (cerca de R$ 460 mil) no local.
"Estou muito contente. É uma recompensa que muitos chefs esperam obter, mas ela chegou um pouco tarde", afirma Bichot. "No primeiro ano, o restaurante nem foi mencionado no guia. A publicação informou que eu não havia comunicado a existência do novo local. Em 2010, fui mais presente e os inspetores do guia vieram".
Em sua edição 2011, o Guia Michelin diz ter recompensado o restaurante com uma estrela por sua cozinha com sabor contemporâneo. "Pelo menos a premiação consagra o que eu faço aqui, ou melhor, fazia: uma culinária com ingredientes frescos", diz Max.
A Michelin informa que o restaurante fechado foi relacionado no guia deste ano em razão dos diferentes prazos entre apuração e fechamento e o lançamento final da edição anual.
"O problema é que muitas pessoas só acordam quando você recebe a estrela", diz Bichot, se referindo à falta de notoriedade de seu restaurante antes do prêmio.
Na edição 2011 do Guia Michelin francês, o número de restaurantes com três estrelas permanece o mesmo, 25. Neste ano, apenas cinco novos estabelecimentos ganharam a segunda estrela, totalizando agora 76 no país.
Neste ano, 46 restaurantes, entre eles o Les Hêtres, ganharam sua primeira estrela, elevando o número nessa categoria a 470 na França.
Apesar da premiação, Bichot diz que não pensa em abrir um novo restaurante no momento.
fonte UOL/BBC BRASIL
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário. Participe!