quarta-feira, 9 de agosto de 2017

7 diferentes tipos de sal

Ninguém duvida da importância do sal na gastronomia. Não existe nenhum povo no mundo que não o use em suas preparações culinárias, mas você sabia que existem diferentes tipos de sal e que a sua escolha vai afetar o resultado final dos seus pratos?
Pois é, até com a escolha do sal a gente tem que tomar cuidado...

Imgem: Eclycle

Mas, para facilitar a sua vida, aqui vão algumas dicas sobre 7 tipos diferentes de sal e seus usos mais comuns:

1. Sal Rosa do Himalaia

Encontrado nas montanhas de Punjab no Paquistão, esse sal contém 84 diferentes minerais. Conhecido por suas propriedades curativas, esse sal é muito usado em SPA's e estéticas, mas também pode ser usado na cozinha substituindo o sal comum na preparação ou finalização de todos os tipos de pratos.

Imagem: Essential Nutrition

2. Sal Cinza do Mar Céltico

A cor cinza, característica desse sal, provém de um tipo de argila encontrado principalmente na região da Bretanha na França. Seu sabor sutil o fez muito popular entre chefs e é ideal para ser usado em peixes, carnes, ou simplesmente salpicado em nozes ou pipoca.

3. Sal Vermelho do Havaí

De sabor levemente terroso devido a presença de argila em sua composição, esse sal é ideal na preparação de carnes assadas e de peixes grelhados. Fica perfeito moído com ervas frescas.

4. Sal Negro Hiwa Kai do Havaí

Perfeito com peixes, esse sal é muito usado na alta gastronomia devido a sua coloração a qual dá um efeito decorativo lindo.

Imagem: Fine Dinning Lovers

5. Sal Marinho Yakima Defumado

A região de Yakima, em Washington, é conhecida por seus enormes pomares de maçãs, cuja madeira também é usada na defumação de sal marinho. Perfeito na preparação de porco grelhado ou qualquer outro tipo de carne branca.

6. Sal Maldon

Amado por chefs e gourmets do mundo inteiro, essa flor de sal, formada por escamas, tem uma textura muito particular e é quase uma explosão de sabores na boca. Funciona muito bem com consistências suaves e fica surpreendente com chocolate.

7. Sal Balinês

Esse sal tem um formato inusitado de pirâmide, o que o torna único. Produzido no Oceano Indico, em volta da ilha de Bali, na Indonésia, além de salgar a comida, ainda lhe dá uma textura crocante.

Agora que você já conhece mais sobre diferentes tipos de sal, está na hora de experimentar e inventar novas formas de usar esse ingrediente indispensável na cozinha. 

Esse texto foi inspirado na matéria publicada no site Fine Dinning Lovers.

Um comentário:

Obrigado pelo comentário. Participe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...