sexta-feira, 15 de abril de 2011

Consumidor Não Sabe Diferenciar Vinho Caro do Barato


Segundo estudo britânico, vinhos mais baratos podem ter o mesmo efeito em termos de paladar que garrafas mais caras. No total, 578 pessoas participaram de uma degustação às cegas durante o Festival de Ciência de Edimburgo, na Escócia. Neste estudo, somente na metade dos casos, as pessoas conseguiram identificar quais eram os vinhos caros e quais eram os mais baratos.

Mesmo sem saber a resposta, estatisticamente falando, eles teriam 50% de chance de acertar. E foi exatamente isso o que aconteceu!

A conclusão, para os pesquisadores da Universidade de Hertfordshire, é que muita gente não consegue distinguir os vinhos pelo paladar e pode estar pagando mais caro apenas pelo rótulo.

Segundo Richard Wiseman, os estudos são impressionantes. Ele diz que se assustou com o fato das pessoas não conseguirem notar a diferença entre vinhos caros e baratos. Num momento de dificuldade financeira, a conclusão que se pode chegar é: os vinhos baratos que foram testados tinham um gosto tão bom quanto as garrafas caras. Então, vale a pena economizar.

Imaginamos que quem esteja lendo essa postagem possa pensar: "Eu acertaria todos!". Mas, será mesmo?

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