segunda-feira, 13 de junho de 2011

Alain Ducasse Abre sua Escola no Brasil


O chef Alain Ducasse acaba de inaugurar um curso de gastronomia em São Paulo. O chef, ícone da gastronomia mundial, é um homem reflexivo, curioso, simpático e bem humorado. Nada parece passar ileso diante de seu olhar observador e enigmático. Foi o que demonstrou durante a inauguração da unidade de gastronomia e hotelaria da Estácio de Sá, universidade com quem tem parceria, na Chácara Flora em São Paulo.

Talentoso ao extremo, Alain é um dos poucos ícones da gastronomia que consegue ser educador. Além de fundador da ADF, Alain Ducasse Formation, escola que forma vários cozinheiros em diversos países, ele consegue ser um dos maiores empreendedores da alta gastronomia. Conta com 27 restaurantes espalhados pelo mundo, sendo três deles – Le Louis XV, em Mônaco; Alain Ducasse, em Paris; e Alain Ducasse at the Dorchester, em Londres – contemplados com três estrelas no Guia Michelin. Por sinal, Ducasse foi o primeiro chef, em 1998, a mostrar que poderia ter nota máxima do guia em dois restaurantes diferentes, provando que não é necessário estar 100% do tempo na cozinha.

O chef chegou ao campus da Universidade da Estácio de Sá acompanhado do chef Laurent Suaudeau. Ele quis conhecer as cozinhas da escola, onde os alunos, todos muito orgulhosos, trabalhavam no coquetel da noite. Fez questão de supervisionar o trabalho da primeira turma paulistana do convênio Estácio/ADF.

Jantou acompanhado de Alex Atala, Laurent Suaudeau, Emmanuel Bassoleil, Bel Coelho e Ana Luiza Trajano, entre outros. No cardápio, arroz de galinha caipira com quiabo desenvolvido por Janaina Rueda, do Bar da Dona Onça, e paleta de cabrito assada com farinha d’água, de Rodrigo Oliveira, do Mocotó.

Os pratos, ao lado de quitutes feitos com peixes amazônicos, como o pirarucu e o tambaqui, taioba, cachaça, caipirinha e canudinho de garapa, que representam o caminho atual de valorização dos ingredientes brasileiros, ajudaram a responder a pergunta feita após ser bombardeado por jornalistas: “agora sou eu quem pergunto, o que há de novo no Brasil?”.

Sobre suas ambições com a escola ADF, reconheceu: “Quero ser líder mundial em capacitação profissional em gastronomia”. E contou que pretende abrir um restaurante no Brasil, mas que não sabe nem onde, nem quando ainda.


2 comentários:

  1. Muito interessante e útil o blog! Virei seguidora!

    ResponderExcluir
  2. conheci o blog enquanto fazia uma pesquisa sobre faculdades de gastronomia,adorei,achei bem informativo!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário. Participe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...