A cerveja está enraizada na cultura do brasileiro, que só em 2010 consumiu 13 bilhões de litros da bebida.
As chamadas Pilsen, as famosas loirinhas, ainda dominam a preferência nacional. Mas aos poucos nomes como India Pale Ale e Weiss começam a cair na boca dos apreciadores de cerveja. Isso se deve à produção de microcervejarias nacionais e ao crescimento das importadoras especializadas, que apostam no poder gustativo dos rótulos especiais.
O mercado destas cervejas especiais registra um aumento gradativo entre um público que se dispõe a pagar um pouco mais por mais qualidade e variedade na garrafa. Segundo a ABRABE (Associação Brasileira de Bebidas), o Brasil tem hoje 175 microcervejarias, concentradas principalmente no sul e sudeste do país.
Nesse mercado em franca ascensão, que deve atingir uma fatia de 2% dos consumidores de cerveja em dez anos, lojas, bares e restaurantes pegam carona no sucesso dos rótulos especiais para incrementar seus serviços. Além de se dedicarem a moldar uma carta de cervajas, diversos estabelecimentos já mostram sugestão de harmonização. Uma das principais tarefas de um sommelier de cerveja, assim como o do vinho, é proporcionar as melhores harmonizações entre a bebida e a comida. E no vasto mundo das cervejas especiais, os casamentos podem ser inusitados, do mesmo jeito que com vinhos.
Assim como o vinho, as cervejas especiais também despertam a curiosidade de aficionados, que desejam conhecer mais as variedades e riquezas da bebida. Muitos deles se reúnem em confrarias para conversar, beber e até fazer sua própria cerveja.
fonte UOL
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