segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Cervejas Especiais Ganham Espaço e Caem no Gosto dos Brasileiros


A cerveja está enraizada na cultura do brasileiro, que só em 2010 consumiu 13 bilhões de litros da bebida.

As chamadas Pilsen, as famosas loirinhas, ainda dominam a preferência nacional. Mas aos poucos nomes como India Pale Ale e Weiss começam a cair na boca dos apreciadores de cerveja. Isso se deve à produção de microcervejarias nacionais e ao crescimento das importadoras especializadas, que apostam no poder gustativo dos rótulos especiais.

O mercado destas cervejas especiais registra um aumento gradativo entre um público que se dispõe a pagar um pouco mais por mais qualidade e variedade na garrafa. Segundo a ABRABE (Associação Brasileira de Bebidas), o Brasil tem hoje 175 microcervejarias, concentradas principalmente no sul e sudeste do país.

Nesse mercado em franca ascensão, que deve atingir uma fatia de 2% dos consumidores de cerveja em dez anos, lojas, bares e restaurantes pegam carona no sucesso dos rótulos especiais para incrementar seus serviços. Além de se dedicarem a moldar uma carta de cervajas, diversos estabelecimentos já mostram sugestão de harmonização. Uma das principais tarefas de um sommelier de cerveja, assim como o do vinho, é proporcionar as melhores harmonizações entre a bebida e a comida. E no vasto mundo das cervejas especiais, os casamentos podem ser inusitados, do mesmo jeito que com vinhos.

Assim como o vinho, as cervejas especiais também despertam a curiosidade de aficionados, que desejam conhecer mais as variedades e riquezas da bebida. Muitos deles se reúnem em confrarias para conversar, beber e até fazer sua própria cerveja.

fonte UOL


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Participe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...