quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Espumantes Nacionais para Natal e Ano Novo Indicado por Especialistas

No embalo da excelente reputação dos espumantes brasileiros, que têm ganhado prestígio e fama internacionais, seis especialistas provaram, às cegas, 20 marcas de representatividade, sem saber o que estavam bebendo, e escolheram os dez melhores para a noite de Ano-Novo.

Participaram da degustação no restaurante Eñe, no último dia 12, o especialista em vinhos Aguinaldo Záckia Albert, os colunistas da Folha Patrícia Jota e Josimar Melo e os sommeliers Gabriela Monteleone, do D.O.M, Gianni Tartari, do Emiliano, e Manoel Beato, do Fasano. Time de peso, de verdade!

As garrafas foram compradas em lojas, empórios e supermercados algumas horas antes da degustação, para que não houvesse problemas com a armazenagem. A compra dos rótulos, apenas brut, o espumante seco que é o mais produzido e consumido no Brasil, foi feita com base nas sugestões de profissionais da área. Devido à proximidade das festas de Natal e Réveillon, as marcas que não estavam disponíveis para pronta-entrega foram desconsideradas.

O passo seguinte foi resfriar as garrafas para servir os espumantes na temperatura ideal: entre 6ºC e 8ºC.

Foram quase três horas de vaivém de 120 taças numeradas e 20 garrafas, também numeradas, e embrulhadas em papel alumínio para tapar os rótulos. A cada gole, uma pausa. Após cada pausa, muitos comentários. Ao fim dos comentários, algumas anotações.

Considerações feitas, cada degustador deu nota de um a dez para cada espumante. Eles seguiram as recomendações do método de avaliação mais comum e difundido no mundo, criado pelo italiano Giancarlo Bossi. Ele leva em conta os exames gustativo (de características como acidez, equilíbrio, intensidade e maciez), visual (cor, limpidez e perlage - as borbulhas) e olfativo (fineza, intensidade e qualidade).


fonte FOLHA DE SÃO PAULO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Participe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...