segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

McDonald's x Italianos Tradicionalistas - Round II



A guerra do McDonald's com os milhares de italianos que desaprovam sua comida e estilo de alimentação já dura 25 anos. Mas, como toda boa companhia americana, eles não desistem e estão cada vez mais agressivos em suas ações. Depois da polêmica do McItaly (veja aqui), agora a rede contratou o chef milanês Gualtiero Marchesi, que na década de 70 introduziu a nouvelle cuisine na Itália e influenciou centenas de chefs, além de ser o primeiro italiano a receber 3 estrelas pelo guia Michelin. As 419 lanchonetes do gigante americano abertas no país venderam por 3 semanas (a partir de 15 novembro de 2011) dois panini (sanduíches) e um dessert (sobremesa) de autoria do renomado chef.




Apesar do sucesso de faturamento, a vida do gigante do fast-food não tem sido fácil no país. Os problemas surgiram em 1986, quando o McDonald’s inaugurou a primeira lanchonete em Roma (segunda da Itália, após o fracasso da aberta pouco antes no Trentino Alto Adige), no térreo de um palazzo renascentista da Piazza di Spagna.

Acreditando que o fast-food descaracterizava uma zona histórica e ameaçava a genuinidade da sua culinária, a população foi à luta. Os macarroneiros fizeram passeata distribuindo massa à vontade. Instalado nas vizinhanças, o costureiro Valentino teria sofrido um ataque de apoplexia ao sentir o cheiro de batata frita invadir seu ateliê e obrigou o McDonald’s a comprar um equipamento de controle dos odores.

Uma descrição de como os italianos se sentiram nessa época está no blog de Anthony  DiRenzo, professor da Universidade de Ithaca. Clique aqui e leia na íntegra.

Em Altamura, uma localidade do sudeste da Itália onde vivem 65.000 pessoas, Digesù, um padeiro da cidade, teve a ousadia de abrir uma pequena padaria bem ao lado de um imenso local do rei dos hambúrgueres.  E, então, pouco a pouco, os espantosos 550 metros quadrados do McDonald's foram-se esvaziando até o ponto de que o gigante do "fast-food" se viu obrigado a fechar as portas. A freguesia preferiu o pão regado com bom azeite de oliva e condimentado com azeitonas e tomates maduros preparado por Luigi Digesù.

Por essas e outras, o McDonald's sempre agiu com cautela na Itália, contrariando sua política de multiplicação agressiva. Até 1994 eles somavam 23 casas. Para conquistar os clientes incorporou ao cardápio pratos italianos, obviamente sem abrir mão dos calóricos hambúrgueres americanos.

Em 1996, com 38 lanchonetes no país, comprou as 88 da rede italiana Burghy e deu um salto. Depois, abriu outras nos postos de gasolina Agip, introduzindo no país o conceito americano de drive-thru. Finalmente, adotou o sistema de franquia. Agora, requisita Marchesi para inventar receitas. 

São o hambúrguer vivace, à base de carne bovina, com o pão recoberto de sementes de girassol e recheio de bacon, espinafre salteado, cebola marinada e maionese com grãos de mostarda; e o hambúguer adagio, também bovino, com amêndoas em pedaços na casca do pão e recheio de mousse de berinjela, fatias de tomate, berinjela agridoce e ricota salgada; a sobremesa foi batizada de minuetto e reinterpreta o tiramisù, o doce mais popular da Itália, que Marchesi classificou de "alla milanese" por levar uma fatia de panetone ao molho de café, creme de mascarpone e amêndoas. Os nomes saíram da paixão do chef pela música erudita.

"Parece brincadeira", desabafou um jornal italiano. Afinal, Marchesi concedeu ao McDonald’s o aval da alta gastronomia do país no qual fast-food é chamado com ironia de cibo veloce (comida veloz) e onde na década de 80 ele provocou o nascimento do Slow Food, um movimento que propõe a educação do gosto e o respeito ao ritual civilizado da mesa. Mas o chef explicou que seus panini "abriram as portas do reino do hambúrguer à berinjela e ao espinafre". Disse que chegou a hora de levar aos jovens, maioria entre os 700 mil clientes diários da rede na Itália, a revolução do gosto que liderou no século passado.

O chef milanês acredita que contribuirá para refinar o gosto dos jovens viciados em cibo veloce. Que Deus o ajude!

Um comentário:

  1. Se tivéssemos os hambúrgueres de Marchesi aqui eu iria ao McDonalds.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário. Participe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...