sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Cafés Brasileiros são Aprovados na Bolsa de NY


O Conselho Nacional de Café (CNC) divulgou que as negociações com cafés brasileiros lavados e semilavados foram aprovadas pela Bolsa de Nova York.

Atualmente, o café brasileiro é considerado uma commodity, enquanto 19 países da América Latina já tinham seus cafés de qualidade negociados em Nova York.

Os acordos para a negociação do café brasileiro vêm desde 2004. Agora é só esperar a direção da NYBOT (New York Board of Trade) validar a decisão do comitê e o Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil ser oficialmente comunicado.

A qualidade do produto foi fator decisivo para a permissão ser concedida, mas um dos motivos que contribuíram para a conquista foi a escassez recente de grãos arábica lavados da Colômbia e América Central, que tiveram duas temporadas consecutivas de baixa oferta.

O Brasil nunca negociou esses cafés em Nova York porque a produção de cafés lavados e semilavados é recente, teve início somente há cinco anos.

O efeito da aprovação só será sentido entre 18 e 24 meses, depois de todos os contratos em abertos serem encerrados.

Mas a médio e curto prazo, o deságio dos cafés brasileiros frente aos colombianos e da América Central na Bolsa de Nova York vai diminuir, pois os produtores terão mais liquidez de sua produção e poderão conquistar novos mercados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Participe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...