quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Oléo de Canola




Canola, ao contrário do que se pensa, não é um grão natural e sim uma alteração genética do grão de Colza. CANOLA quer dizer CANadian Oil Low Acid e é uma marca registrada canadense.

O óleo de canola é produzido a partir das sementes de colza, da família das mostardas, que em estado natural é utilizado para produção de biodiesel e outros fins industriais. O óleo de colza, que não é o óleo de canola, é extremamente tóxico pela grande quantidade de ácido erúcico que contém e, por recomendação do governo canadense, foi geneticamente modificado para conter apenas 5% deste ácido para se tornar algo que não prejudique a saúde dos consumidores.

O óleo é composto predominantemente por ácido oléico com teor de 58%, comparável ao azeite de oliva, e 10% de ácido linolênico, comparável ao encontrado no óleo de soja. Seu teor de ácidos graxos é maior do que o dos óleos de amendoim e dendê e menor do que o dos óleos de soja, girassol, milho e algodão.

O óleo de Canola é considerado um dos óleos mais saudáveis que existe no mercado por causa do baixo conteúdo de gordura saturada e alto (quase 60%) conteúdo de gorduras monoinsaturadas. Faz bem ao coração e há registros que reduz níveis de colesterol, níveis de triacilglicerol e mantém as plaquetas saudáveis. Tem um sabor bem leve e é bom para cozinhar ou para temperar saladas.

O maior problema é que o maior consumo de óleo de canola é feito por pessoas que tendem a se preocupar com a qualidade de sua alimentação e que geralmente são contra a utilização de grãos transgênicos, que é o caso da canola.

Existem muitas correntes contrárias ao consumo da canola, alegando que o calor induziria a transformação do óleo em gordura trans e produziria déficit de vitamina E no organismo. Outro ponto considerado é que os alimentos feitos com óleo de canola embolorariam rapidamente e que o ácido erúcico, que ainda persiste na planta, continuaria sendo tóxico ao corpo humano e com efeito cumulativo.

Ainda existem registros de que as plantações de canola induzem sintomas alérgicos e respiratórios em pessoas que moram perto dessas plantações.


Um comentário:

Obrigado pelo comentário. Participe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...