segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Personagens do Vinho


Amplo, diversificado, repleto de nuances, o mundo do vinho conta com alguns personagens principais que precisam ser conhecidos e desmistificados.

O ENÓLOGO

É o profissional mais graduado de uma vinícola, tem formação acadêmica de nível técnico ou nível superior. Ele é o responsável pela elaboração dos vinhos. Cabe a ele todas as decisões relacionadas às diversas e complexas etapas de sua produção: análise do solo, métodos de irrigação, escolha das mudas, da melhor técnica para plantar, para podar, para colher, etc.

Após a colheita o enólogo define as técnicas de vinificação, os cortes (mistura de uvas), o tempo de amadurecimento e a hora de colocar o vinho no mercado.

A profissão de enólogo foi regulamentada recentemente - lei 11.476, de 29 de Maio de 2007.

O ENÓFILO

Enófilo é o apreciador da arte e do consumo do vinho. É aquele que gosta e se dedica, profissionalmente ou por prazer, a estudar o maravilhoso mundo dos vinhos.

De fato, o enófilo é o principal personagem do mundo do vinho. É ele que o faz girar, vai a feiras, degustações e apresentações, faz análises e considerações sobre os vinhos que toma, freqüenta confrarias ou encontros, está sempre em busca de novas experiências.

Enófilos são todas as pessoas que gostam de tomar vinho e de saber sobre ele. Nessa categoria, entram desde o que está dando os primeiros passos no mundo do vinho até o mais respeitado crítico internacional. Portanto, enófilo é você também, que está aqui, agora lendo sobre vinhos, mesmo que você ainda não soubesse.

O SOMMELIER

O Sommelier é o profissional responsável por tudo relacionado ao vinho no restaurante ou loja, como a escolha dos vinhos, a elaboração da Carta de Vinhos, a compra e reposição, o armazenamento e o serviço do vinho, bem como das outras bebidas.

No Brasil até agora não existe uma regulamentação da profissão de sommelier. O projeto está parado no Congresso Nacional. Por este motivo também não há uma escola responsável oficialmente pela formação desses profissionais, nem um currículo aprovado pelo MEC ou um diploma reconhecido.


O ENOCHATO

Talvez o mais famoso de todos os personagens do mundo do vinho. O enochato é aquele que usa seus conhecimentos, ou pseudo-conhecimentos, sobre vinhos para convencer-se que está acima, e bem acima, do resto dos mortais que não sabem o que ele sabe (ou pensa que sabe) sobre o assunto.

Muito fácil identificá-lo. Sempre num lugar público e, com a certeza de que está sendo observado, o enochato pega uma taça, faz cara de entendido, inclina o copo, cheira, gira o copo, cheira de novo, franze a testa, suspira fundo, olha para a platéia como quem vai ensinar alguma coisa e solta algum comentário incompreensível, geralmente idiota.

É, por causa deles que o vinho acaba tendo fama de coisa complicada, inacessível, sofisticada, exclusiva de gente rica, metida e, claro, chata. Todo mundo deveria ter a oportunidade de aprender a tomar vinhos, sem achar que o vinho e sua cultura representam chatice ou um bicho papão, cheio de mistérios e dificuldades.

fonte CORREIO GOURMAND

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Participe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...