sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Consumo Per Capita de Café no Brasil Bate Recorde em 2010


O consumo per capita de café torrado no Brasil bateu o recorde que já durava 45 anos. Em 2010, o consumo foi de 4,81kg por habitante, volume que supera os 4,72kg que foram registrados pela IBC (Instituto Brasileiro do Café) em 1965, antigo recorde.

Esse resultado parte da avaliação anual realizado pela ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café), com o estudo “Indicadores da Indústria de Café no Brasil/2010 – Desempenho da Produção e Consumo Interno”, elaborado pela Área de Pesquisas da entidade e que analisa dados do setor no período compreendido entre Novembro/2009 a Outubro/2010.

De acordo a ABIC, superar a marca histórica do consumo per capita é uma prova da melhoria da qualidade oferecida aos consumidores e como resultado das importantes iniciativas da entidade, entre as quais sempre se destacou o Selo de Pureza, lançado em 1989.

O consumo per capita de 4,81 kg registrado em 2010, que equivale a quase 81 litros de café por pessoa, ou seja, 220ml por dia, o equivalente a quatro doses. Esse valor representa um aumento de 3,5% ao registrado em 2009. Com isso, o consumo brasileiro se aproxima ao da Alemanha e já supera os índices da Itália e França, que são considerados grandes consumidores de café. Os campeões de consumo, entretanto, ainda são os países nórdicos – Finlândia, Noruega e Dinamarca – com um volume próximo dos 13 kg por pessoa/ano.


Nessa mesma pesquisa, as empresas associadas à ABIC mostraram uma evolução de 5,93% em relação a 2009, superando a expecativa, que era de 5%. Para 2011 é projetado um crescimento de 5% em volume. Com a economia brasileira sendo impulsionada e as boas previsões para o crescimento do PIB, um consumo interno de 21 milhões de sacas poderá ser atingido em 2012. Com esses dados, o Brasil, que já é o maior produtor e exportador de café do mundo, passaria a ser também o maior mercado consumidor, posição tradicionalmente ocupada pelos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Participe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...