quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Cursos de Gastronomia Modificam o Perfil dos Profissionais da Área


Nos últimos anos o Brasil tem conseguido suprir a demanda de estudantes de gastronomia, que já não precisam mais ir para navios ou outros países para aprender sobre técnicas gastronômicas. Já temos diversas opções para quem quer ser profissional da área ou simplesmente aprender a pilotar um fogão com mais qualidade e requinte.

Seduzidos pela badalação em torno dos chefs e pelos encantos da boa comida, cada vez mais candidatos procuram os cursos da área, que se multiplicaram nos últimos tempos. Da mesma forma, o perfil dessa turma está mudando em ritmo acelerado. Há poucos anos, quem procurava esse tipo de aprendizado era a classe baixa. Agora o interesse pela cozinha vem das classes abastadas, seduzidas justamente pelo glamour e pela badalação e do grande destaque que a mídia tem dado a carreira de chef de cozinha.

Além disso, temos que levar em conta o crescimento do mercado, que faz com que a demanda por profissionais de cozinha mantenha-se em alta. Estima-se que somente no Rio de Janeiro a quantidade de estabelecimentos de alimentação cresceu 70%  na última década. Um número que prova porque, muitas vezes, nem os cursos dão conta da procura de empresas por mão-de-obra especializada. Com um panorama tão bom de mercado, os números de alunos de cozinha também não param de crescer por todo o país.

A verdade é que, se o perfil de quem sonha com as cozinhas mudou, aquele procurado pelo mercado também tem se transformado. Ser um chef exige cada vez mais qualificação, dedicação e conhecimentos multidisciplinares, como em todas as profissões que evoluíram muito nos últimos anos. Ser cozinheiro virou trabalho sério.

O crescimento na busca pelos cursos de cozinha, no entanto, não se resume aos profissionais que procuram melhorar seu desempenho ou aqueles que querem ingressar no mercado. Grande parte dos aprendizes quer simplesmente aprender mais sobre as manhas do fogão. Aproximadamente 40% dos estudantes de gastronomia só estão interessados em prazer e conhecimento, com o desejo de aperfeiçoar seus hobbys.

Não custa lembrar que a vida de chef de cozinha não é tão fácil e muito menos glamourosa quanto parece. O trabalho dentro de uma cozinha profissional é pesado. Passa-se muito tempo em pé, em ambiente úmido, quente e tenso, afinal, todos trabalham estressados, cada um com uma faca na mão...

fonte EXTRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Participe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...