sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Dica de Filmes: Simplesmente Martha e Sem Reservas


Simplesmente Martha (Bella Martha ou Mostly Martha), produzido por Sandra Nettelbeck, é uma produção alemã lançada em 2001 que conta a história de Martha Klein, a obstinada e perfeccionista chef de cozinha de um refinado restaurante de Hamburgo.


Sem Reservas (No Reservations), produzido por Scott Hicks, é uma produção americana lançada em 2007 que conta a história de Kate Armstrong, a obstinada e perfeccionista chef de cozinha de um refinado restaurante em Manhattan. 


Sim, estamos falando da mesma história. Trata-se de uma chef workaholic, neuroticamente bitolada com o trabalho e solitária, que abdica da sua vida pessoal até que sua irmã morre e passa a ter que criar a sobrinha. Com um começo de relação desajeitado com a criança, a personagem principal, vivida por Martina Gedeck como Martha na produção alemã e Catherine Zeta-Jones na produção hollywoodiana, começa a ver que a vida tem muito mais a oferecer do que somente o trabalho. A chegada de um sub-chef descontraído e descolado faz a vida da personagem mudar ainda mais, afinal o amor transforma a vida das pessoas.


Uma das principais diferenças é que o filme de Martha, a produção original, é mais dramático, chegando a ser uma comédia-dramática-romântica, enquanto a grande produção de Hollywood se resume a ser uma comédia-romântica, praticamente um filme de menina. O filme americano enfatiza a relação entre a personagem principal e o seu sub-chef. O original alemão tem um aspecto mais amplo, passando pela vida de Martha pós tragédia, pela obsessão pelo trabalho e a relação com o sub-chef italiano. O filme também mostra a recontrução da vida da chef a partir da chegada de sua sobrinha, mostrando também as dificuldades enfrentadas pela menina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Participe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...