quinta-feira, 31 de março de 2011

Paul Bocuse é Nomeado Chef do Século


O chef francês Paul Bocuse recebeu nesta quarta-feira (30/03/2011), em Nova York, o prêmio de Chef do Século pela Culinary Institute of America (CIA).

O prêmio foi entregue por Tim Ryan, presidente da instituição, que não poupou elogios ao cozinheiro de 85 anos. Considerando Bocuse um dos melhores chefs de todos os tempos, Tim fez um discurso emocionante lembrando a vida do chef, dando ênfase à condução durante os anos 60 e 70 do movimento da Nouvelle Cuisine junto com outros grandes nomes da gastronomia francesa, como Michel Guérard, Pierre Troisgros (pai do chef "brasileiro" Claude Toisgos) e Roger Vergé. A Nouvelle Cuisine (Nova Cozinha) se caracterizou pela atenção especial dadas aos ingredientes e à apresentação dos pratos.

Foi ele também o responsável pela saída do anonimato dos chefs de suas cozinhas, tornando-se o "primeiro cozinheiro famoso da época moderna".

Paul Bocuse, cujo restaurante L'Auberge - próximo a Lyon - é agraciado com três estrelas do Guia Michelin desde 1965, declarou que o segredo do sucesso na cozinha é simples. "Nunca se esqueça do bom produto. Sem bons ingredientes, não há boa cozinha", diz. Questionado sobre seu papel na criação da nouvelle cuisine, o chef garante que tudo se trata de uma invenção das mídias e não de uma "revolução incrível". Conhecido por seu bom humor, o cozinheiro concluiu, bem humorado, que "a nouvelle cuisine é: nada no prato, tudo na conta".

Mesmo sendo reprovado por alguns críticos por não inovar seus menus e pela decoração de seus restaurantes, o chef diz com desdém "Se os senhores se referem à cozinha molecular, tenho o maior prazer em dizer que não a praticamos. Lamento também informá-los que ninguém come em museus nem vem aos meus restaurantes para comer as cortinas. Só existe uma culinária: a boa".
  
Esse prêmio é um reconhecimento muito justo de todos que trabalham na área e sabem reconhecer a excelência de Paul Bocuse. Nada mais correto do que premiar o grande chef, que há muito tempo já faz parte da história da gastronomia mundial.

Vida longa ao Rei!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Participe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...