quarta-feira, 27 de abril de 2011

Atrizes Famosas, Lindas e Magras, Lançam Livros de Gastronomia


As atrizes Eva Longoria e Gwyneth Paltrow são famosas, ricas, lindas, muito magras e adoram cozinhar. Por conta deste último detalhe, elas acabam de lançar seus primeiros livros de culinária nos EUA. Elas estão correndo atrás da cantora Sheryl Crow, que recentemente publicou uma "obra" do gênero. Aqui pelo Brasil, a atriz Carolina Ferraz lançou um livro com seus pratos preferidos, que chegou ao mercado no final de 2010.

Gwyneth Paltrow, que sempre foi notícia na imprensa internacional por fazer dietas de desintoxicação e regimes de restrição antes de eventos importantes, revela em seu livro "My Father's Daughter" ("Filhinha do Papai") que, apesar de todos os regimes e dietas, tem paixão por comida. Ela diz que essa paixão foi aprendida com seu pai, o diretor de cinema Bruce Paltrow, já falecido.

A atriz publicou suas receitas favoritas ao lado de histórias pessoais sobre como tenta ensinar os filhos a cozinhar e como equilibra comida saudável com gostosuras. São 150 pratos, desde ideias para o café da manhã e refeições rápidas, até pratos principais e sobremesas, ilustrados com fotos.

Já Eva Longoria faz questão de explorar suas raízes mexicanas no livro "Eva's Kitchen" ("A Cozinha de Eva"), além de pratos aprendidos em viagens pelo mundo e outros servidos em sua casa para família e amigos. São 100 receitas fáceis, feitas com ingredientes facilmente encontrados, sendo a maioria frescos. Elas acompanham histórias pessoais da atriz, que cresceu num rancho do estado do Texas, nos Estados Unidos, além de dicas básicas de culinária. Eva revela, ainda, até quais refeições prepara antes de um evento importante, como uma cerimônia do Oscar.

A cantora Sheryl Crow, que também engrossa a lista de personalidades que contam seus segredos culinários, lançou no começo do ano o livro "If It Makes you Healthy" ("Se isso te deixa saudável"), um trocadilho com uma de suas músicas de maior sucesso "If it makes you happy" ("Se isso te deixa feliz"). São 125 receitas aprendidas depois que Sheryl conheceu o personal chef Chuck White, que reorganizou a dieta da cantora após um diagnóstico de câncer de mama.

Os pratos são divididos por estações, pois um dos conceitos é aproveitar alimentos em alta na temporada para extrair o melhor de cada item para a saúde. Há ainda opções que ela prepara quando está em turnê e as refeições preferidas dela e dos dois filhos.

As publicações ainda não foram traduzidas para o português e podem ser encomendados em livrarias no Brasil nas versões originais, em inglês.

A contribuição brasileira para livros de culinária de atrizes famosas vem de Carolina Ferraz. Ela lançou, no fim de 2010, o livro "Na cozinha com Carolina", com cardápios montados para diferentes ocasiões, como receber amigos, as suas preferidas e também as receitas de mãe, todas simples de preparar. 

Sim, nós sabemos que esses livros não são impactantes ou relevantes para a gastronomia. Vemos por aí livros muito mais interessantes e importantes sobre o assunto. Vale como curiosidade... Mas temos certeza que elas venderão muito mais cópias do que nossos esquecidos e eficazes chefs de cozinha.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Participe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...