segunda-feira, 25 de abril de 2011

Pessach


Hoje, dia 25 de abril, começam as comemorações de Pessach, a Páscoa judáica. A festa valoriza a liberdade do ser humano, marcando a libertação do povo judeu da escravidão do Egito, que ocorreu por volta de 1.300 A.C.. Moisés teria sido escolhido por Deus para libertar o povo hebreu da escravidão no Egito. Para ajudá-lo nesta tarefa, Deus teria castigado o faraó e a população egípcia com dez pragas. Após a morte de seu filho, o governante do país permitiu que os judeus retornassem à sua terra natal, Canaã. Não sem antes persegui-los e ter seu exército afogado no Mar Vermelho.

A comemoração judáica é marcada por muitos simbolismos, principalmente na alimentação. O Pessach é comemorado por sete dias e durante esse tempo é proibido o consumo de qualquer alimento fermentado, principalmente o pão. Pães e derivados são substituídos por um pão ázimo, chamado de matzá, uma espécie de bolacha de água e sal sem sal, encontrada no formarto redondo e quadrado. O matzá lembra o Êxodo, de quando o povo de Israel fugiu do Egito com muita pressa, sem tempo para deixar o pão fermentar.

A celebração é marcada por dois jantares em dias seguidos, nos quais é lida na “Hagadá” (narração), a história da Páscoa Judaica, estimulando a participação das crianças da família. Os judeus têm em seus mandamentos narrar às futuras gerações a libertação do Egito. Alimentos simbólicos são colocados em um prato especial (“keará”) em frente ao lugar do chefe da família.

Um comentário:

Obrigado pelo comentário. Participe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...