segunda-feira, 9 de maio de 2011

Apesar de Tabu, Produção de Carne de Cavalo Cresce na Argentina


Considerado um dos povos mais carnívoros do mundo, os argentinos vêm consumindo cada vez mais outros tipos de carne além da bovina. Mas o hábito argentino tem alguns limites, como a carne de cavalo, rechaçada pela maioria da população. O paradoxo dessa história é que enquanto comer carne equina é considerado tabu em muitas partes da Argentina, o país é um dos maiores produtores mundiais do alimento.

Por muitos anos, a Argentina chegou a ser o maior exportador no mundo da carne de cavalo. A carne equina é exportada principalmente para Rússia, que compra metade da produção, e também para Holanda, França, Itália, Japão, Bélgica e Alemanha.

Os fãs de carne de cavalo garantem que ela é mais saudável e tem menos colesterol que a bovina, além de ter maior concentração de ferro e de estar livre do risco de febre aftosa. Na Argentina, a produção da carne equina começou a crescer a partir de 1995, quando uma lei regulamentou a atividade.

Antes disso, a criação de cavalos para consumo doméstico era proibida. Isso porque, em um país de forte tradição no campo, o animal é considerado um companheiro do homem e não uma fonte de alimento.

Em 2010, foram sacrificados mais de 150 mil cavalos na Argentina para suprir a demanda do exterior, segundo dados da Senasa (Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agrária e Alimentação, com sigla em espanhol). No total, o país tem 1,9 milhão de cavalos registrados.

Apesar de ser um líder mundial na exportação da carne equina, com 23 mil toneladas comercializadas para o exterior, o negócio representa apenas uma fração de seu comércio exterior. O valor gerado por esse negócio em 2010 foi de 75 milhões de dólares, o que é muito pequeno se comparado ao mais de US$ 1 bilhão gerado pela carne bovina e os US$ 17 bilhões da soja.

Um comentário:

  1. oi gnt,eu nao comeria carne de cavalo,pq ele é un animau tão docil , tao fofênhuuuuu.
    agr de vaca , agnt cooome até ne .
    porco então kkkkkkkkkkk
    amo voçeis 52'

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário. Participe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...