quinta-feira, 5 de maio de 2011

Culinária Brasileira Busca seu Lugar na Gastronomia Mundial


Os sabores característicos da tradicional cozinha brasileira receberam, e ainda recebem, influência de diversos outros países. Contudo, nos últimos anos há um movimento no sentido de buscar uma nova identidade da cozinha local, que já seduz a crítica internacional. Apesar disso, o trabalho deve continuar, para que possamos conquistar os paladares mais exigentes e marcarmos de uma vez por todas nosso posicionamento na gastronomia mundial.

Segundo o crítico gastronômico Álvaro Cézar Galvão, a gastronomia que está sendo feita no país é a base de produtos que só nós temos. São receitas de nossas avós que têm se somado às novas técnicas, obtendo novos sabores e texturas. Para ele, a recente classificação do restaurante paulistano D.O.M. entre os dez melhores do mundo é o resultado do trabalho de uma nova geração de chefs brasileiros que compreenderam que não é preciso mais copiar o que vem da Europa.

Alex Atala se declara entusiasmado com tudo que tem acontecido. Segundo ele, nós brasileiros sempre fomos orgulhosos quanto ao futebol e música, mas quando o assunto é cozinha, sempre quisemos parecer europeus. Alex acredita que a gastronomia brasileira está atravessando um momento de transformação e a nova geração de chefs têm cada vez mais orgulho de ser brasileira. O chef descreve essa nova gastronomia como a arte de aproveitar o melhor momento dos ingredientes e das receitas brasileiras, somados às influências de outros lugares.

Segundo Helena Rizzo, chef do Mani, eleito o 74° melhor restaurante do mundo, a gastronomia brasileira não deve se isolar no processo de busca e construção da identidade brasileira. O ideal seria continuar descobrindo ingredientes e aproveitar as características do Brasil de abraçar, com muita facilidade, influências de fora. Helena considera que a principal característica é a combinação da aposta pelo produto originalmente brasileiro somado à diversidade mundial. Ela se mostra otimista sobre a aceitação das novidades culinárias por parte de um consumidor que, apesar de ter preconceitos, é aberto e sente curiosidade.

fonte FOLHA DE SÃO PAULO

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