quarta-feira, 25 de maio de 2011

Em Biografia, Palmirinha Esquece seu Lado Divertido


Com cerca de vinte anos de carreira na TV, a cozinheira Palmirinha Onofre ficou conhecida por suas receitas triviais, sem nenhuma afetação gourmet. Sempre pareceu um pouco aquela vizinha da avó, que faz uma lasanha incrível, sempre com muitos ingredientes e técnicas que fariam grandes chefs torcer o nariz.

Palmirinha não virou sucesso apenas entre as donas de casa. Virou também um ícone pop, às vezes trash, por conta das confusões que fazia no programa ao explicar as receitas. Hesitava ao dizer o nome de utensílios corriqueiros, como se não lembrasse da palavra... “faca”, por exemplo. Vídeos com essas trapalhadas viraram sucesso na internet e serviram como propagadores de sua fama.

Agora, aos 80 anos, ela resolveu lançar um livro: Palmirinha Onofre - A Receita de Minha Vida. O livro mostra Palmirinha como a Poliana da culinária, sempre torturada pelas circustâncias, mas sem nunca deixar de ser otimista.

Junto com a jornalista Ana Cláudia Landi, Palmirinha conta de sua infância sofrida, da mãe violenta, do pai omisso, do marido boêmio, do calvário contra o câncer e como tudo foi salvo por sua força de vontade. Tudo isso intercalado por receitas que marcaram a vida da cozinheira.

Entre uma galinhada e um pudim, ela fala da infância na cidade de Bauru e revela que foi sistematicamente espancada pela mãe durante anos. Relata também que foi vendida a um fazendeiro que tentou violentá-la. Depois conta que o pai, para afastá-la dos maus tratos da mãe, a entregou num tipo de adoção informal a uma viúva francesa, com quem dividia a cama.

Palmirinha ainda revela que tinha dores nas costas terríveis no estúdio e que passou temporadas à base de calmantes para aguentar a rotina estafante dos programas ao vivo. Cansada e insatisfeita com as condições de trabalho, anunciou seu afastamento da TV em meados de 2010.

Ela não descarta a possibilidade de voltar às telas. Tomara que volte. A figura de Palmirinha na TV era divertida e acessível, seu sucesso vinha daí. É no mínimo curioso que alguém que fez a alegria de tantos tenha escolhido se despedir num livro em tom tão melancólico.

fonte UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Participe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...