terça-feira, 14 de junho de 2011

Jovens Brasileiros Querem Mais Café


A tendência de consumo do café nos países produtores foi o assunto debatido por Carlos Brando, da P&A Marketing, durante o 4º Fórum Desafios para a Nova Década 2011/2020, promovido pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé). No encontro, destacaram-se temas como o crescimento do consumo mundial, as expectativas em torno da safra 2011 e, principalmente, o novo perfil dos consumidores de café.

Brando mostrou a importância de programas institucionais para aumentar a procura da bebida. A Organização Internacional do Café (OIC) passou a promover ações para aumentar a demanda interna em alguns países exportadores, como Índia, Colômbia, Costa Rica e México. Para ele, um dos principais desafios no consumo da próxima década é conquistar o público interessado que surge com um novo perfil: os jovens e a nova classe média. “Será que a indústria do café está preparada para atender esse público novo?”, provocou durante sua apresentação. Ele deixou claro que o foco de empresários deve ser para um público que tem cada vez menos tempo, que procura praticidade, e, ao mesmo tempo, bebidas de qualidade e sofisticadas, dentro ou fora de casa.

Para ver de perto esta mudança de comportamento é só dar uma volta pelas redes de cafeterias ou casas especializadas em cafés especiais nas grandes cidades para notar que o público jovem está presente, pedindo sua bebida quente ou gelada. Este consumo fora de casa, segundo a Abic, também cresceu. O crescimento do hábito de tomar cafés em padarias, por exemplo, cresceu 307% em oito anos.

O aumento no consumo valoriza a bebida, principalmente para os produtores, que devem pensar cada vez mais em qualidade e cafés especiais. Durante o Fórum, o engenheiro agrônomo e empresário José Carlos Grossi, há 40 anos na cafeicultura da Região do Cerrado, fez um panorama da produção dos anos anteriores sobre a oferta e a demanda e uma conclusão para as próximas décadas: “O investimento deve ser em microrregiões, pequenos produtores. Antes de pensar no tamanho da área (para o cultivo do café), o produtor deve pensar na qualidade do seu café e investir em certificações, como a Rainforest Alliance e a Specialty Coffee Association of America.”

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