quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Dieta com Pouco Sal Aumenta Risco de Doença Cardíaca


Cortar o sal da dieta não faz tão bem para o coração como sempre foi dito pelos médicos. De acordo com novo estudo, publicado na revista American Journal of Hypertension, uma dieta com pouco sal de fato reduz a pressão sanguínea, mas aumenta os níveis de colesterol, gorduras e hormônios no sangue, além do risco de doenças cardíacas.

A pesquisa examinou dados de 167 estudos em que os participantes foram acompanhados por um mês e selecionados, aleatoriamente, para seguir uma dieta de pouco sal e outra com uma grande quantidade da substância.

Os pesquisadores observaram uma pequena melhoria na pressão sanguínea dos que ingeriram uma dieta de pouco sal. Mas o efeito mais significativo ocorreu em quem já apresentava pressão alta, pois a dieta fez com que a pressão sanguínea diminuísse até 3,5%.

Já para as pessoas que não têm a doença, a dieta com pouco sal aumentou em até 2,5% os níveis de colesterol e em 7% os triglicérides. Além disso, também houve aumento nos hormônios que regulam o nível de sal no sangue, que são responsáveis por preservar a substância no corpo ao invés de excretá-la pela urina.

Os pesquisadores consideraram na pesquisa que uma dieta com pouco sal era equivalente ao consumo de 2,3 gramas ou menos por dia. Mas a American Heart Association recomenda que o consumo diário se limite a 1,5 gramas. Portanto, serão necessárias mais pesquisas para investigar se uma dieta com uma quantidade menor ainda de sal poderá trazer benefícios para a saúde.

Um comentário:

Obrigado pelo comentário. Participe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...