quarta-feira, 11 de abril de 2012

Pint to Pint - Escolas Cervejeiras e Seus Principais Tipos de Cerveja



Já falamos dos grupos de cerveja (Ales, Lambics e Lagers) e de suas principais diferenças e origens, porém quando começamos a conhecer as cervejas artesanais do Brasil ou diferentes marcas de cerveja no mundo, vemos que não se trata apenas dessa simples classificação em três grupos.

Desses grupos de cerveja derivam uma grande variedade de estilos que surgiram das principais escolas cervejeiras do mundo, as Lagers mais consumidas no Brasil seguem o estilo alemão, que devido à lei da pureza de 1516, a Reinheitsgebot, não permite que nenhum aditivo seja adicionado à cerveja, essa deve ser feita estritamente de malte, lúpulo e levedura. 

Porém, isso não é seguido pelas grandes cervejarias do Brasil e grande quantidade de quaisquer outros cereais é muitas vezes adicionada na fabricação das loiras vendidas em mercados e bares. 

Outra característica importante da escola alemã é que nenhum sabor proveniente do malte, da levedura ou do lúpulo se sobressai, resultando em cervejas leves. As Pilsens são, na verdade, derivadas das Pilseners tchecas, que são muito mais lupuladas que as primas alemãs.

A escola belga, de onde vêm as Belgians Ales, Trappists Ales, Dubbels, Trippels e Quadruppels e também as Witbiers feitas de trigo, nunca aderiu à lei de pureza alemã, o que permitiu aos seus monges testarem e produzirem uma grande variedade de cervejas com sabores e características diferentes, incluindo aditivos como especiarias e frutas. 

Mas não foi nos aditivos que a escola focou seu desenvolvimento e sim nos sabores provenientes de suas exclusivas leveduras. Inclusive, há ainda hoje abadias que utilizam a mesma cepa a centenas de anos, um segredo guardado a sete chaves.

Maltes especiais e um pouco mais de lúpulo são as principais características das cervejas desenvolvidas na escola inglesa, de onde vieram as Stouts, Porters, Bitters, Red Ales, Pale Ales e as India Pale Ales, que foram as primeiras a utilizarem uma carga maior de lúpulo, um conservante natural para aguentarem a viagem de navio até as Índias, pois os ingleses não queriam ficar sem uma boa cerveja em suas jornadas.

As bebidas da escola norte-americana têm como principal característica os lúpulos, que proporcionam, além do amargor, aromas cítricos, frutados e resinos. Por exemplo, uma versão norte-americana de um estilo inglês ou alemão pode ter até o dobro do amargor.

A nova escola brasileira de cervejas especiais tem uma grande vantagem sobre as demais: aproveitar as boas características já desenvolvidas pelos outros países e acrescentar o toque nacional de criatividade e de nossos ingredientes típicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Participe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...