terça-feira, 19 de março de 2013

Casu Marzu, o Queijo com Larvas



Na Sardenha, ilha italiana no Mar Mediterrâneo, os habitantes, como  italianos típicos, gostam de um bom queijo nas refeições. Acontece que o queijo favorito deles é o casu marzu, ou seja, queijo podre.

Feito com leite de ovelhas, esse queijo é famoso pelas larvas vivas de mosca utilizadas na sua maturação. Sim, o Casu Marzu é um queijo bichado.

O sabor especial do alimento é dado pela ação digestiva das larvas, colocadas no casu marzu para alcançar um nível avançado de fermentação. Por causa disso, o queijo é extremamente macio.

Os vermes, uma larva da mosca Piophila Casei, são brancos, com 8 mm de comprimento. Geralmente, os apreciadores do casu marzu tiram os bichinhos para comer. Alguns, mais corajosos, atacam o queijo com bicho e tudo.

A larva deve ser consumida viva. Se estiver morta, o queijo é considerado tóxico e impróprio para o consumo. Detalhe: para comer o casu marzu com os vermes, deve-se tomar cuidado para que o bicho não atinja os olhos e outras partes do corpo, já que ele pode pular até 15 cm.

Além de meio nojento, o consumo do casu marzu é um pouco perigoso.

Várias pessoas já foram intoxicadas com o queijo, já que a larva é extremamente resistente ao ácido estomacal. Por isso, o governo italiano e a União Europeia proibiram a venda do casu marzu. Para comer os vermes é necessário recorrer aos traficantes de queijo da Sardenha.

fonte R7

Um comentário:

Obrigado pelo comentário. Participe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...