segunda-feira, 18 de junho de 2012

Pesquisadores Descobrem Novos Compostos de Sabor no Vinho




A universidade de British Columbia (UBC), em Vancouver no Canadá, descobriu novos compostos químicos no vinho e nas uvas que podem dar ao vinho tinto novos sabores e outras características de envelhecimento.

Os pesquisadores relatam que a descoberta pode ser um grande passo para os enólogos que contam com o conhecimento em degustação só para monitorar o equilíbrio e estrutura na fermentação e envelhecimento de vinhos, mas são parcialmente cegos em relação aos níveis de compostos químicos importantes no sabor.

A doutora e pesquisadora, Adeline Delcambre, junto com o professor de química da UBC, Cedric Saucier, isolaram e analisaram 14 compostos que ajudam na formação de taninos usados pelos enólogos para criar e controlar o sabor, adstringência e cor do vinho, além de afetar no processo de envelhecimento.

Saucier ainda espera criar uma ferramenta para monitorar o amadurecimento das uvas, que os viticultores chamam de "maturação fenólica" e lhes permitiria colher uvas no momento ideal. "Viticultores já podem medir o acúmulo de açúcares e ácidos no processo de maturação de uvas, mas medir os compostos fenólicos e taninos tem sido a questão mais difícil", disse ele.

Eles apresentarão os resultados ainda esse mês, na Conferencia Macrowine 2012 em Bordeaux e no 13º Conselho Anual de Enologia e Viticultura em Penticton no mês de julho.

Um comentário:

  1. Olá, esta e a primeira vez que visito seu blog, e vocês estão de parabéns, o blog tem bastante informação e está bem organizado, voltarei a visita-lo sempre que poder.
    Um abraço, Matheus
    www.chefmatheus.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário. Participe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...