quarta-feira, 6 de março de 2013

Hamburguer de Besouro? Logo, Insetos Deverão Fazer Parte do Cardápio Ocidental



Sabemos que pensar em pratos inusitados, como espetinho de tarântula, grilos fritos e hambúrguer de besouro, pode provocar enjoos. Estranho, mas  comer insetos está se tornando cada vez mais comum.

Heston Blumenthal, chef inglês proprietário do The Fat Duck, na Inglaterra, tem começado a usar alguns deles em seu cardápio. Os holandeses, por exemplo, já investiram em pesquisas para transformar lagartas e gafanhotos em alimentos convencionais, após o alarme do aumento de preço da carne.

Segundo especialistas, os insetos devem se tornar parte da dieta diária dos ocidentais no futuro. As informações são do jornal inglês Daily Mail. 

Por mais estranho e nojento que possa parecer, motivos para cogitar a inserção de insetos ao cardápio não faltam. O custo da carne está cada vez maior; encontrar terras suficientes para cultivar animais e atender a demanda está ficando mais difícil; eles são alternativa saudável e saborosa; muitos contêm mais proteína do que carne ou peixe; alguns – especialmente na fase larval – possuem gordura e quantidade significativa de aminoácidos, vitaminas e minerais; e o cultivo agride menos a natureza do que a criação de gado. 

O diretor florestal da Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas, Patrick Durst, afirmou que a sociedade ocidental tende a enxergar os insetos como sujos e asquerosos, no entanto, lembrou-se da importância da análise nutricional deles. “Os grilos são ricos em zinco, ferro e cálcio”, exemplificou. 

"Na Ásia, as pessoas vão aos supermercados para comprar pacotes de grilos. São alimentos de preferência. Mesmo que muitos sejam fritos e vendidos como petisco para acompanhar a cerveja, são mais saudáveis do que um pacote de batatas fritas”, disse Durst. 

O diretor florestal admitiu que convencer a Europa a começar a comer insetos será uma luta difícil, mas a mudança deve ocorrer. "Olhe para a forma como o sushi foi aceito, até mesmo como um lanche para viagem. Isso não ocorreria há 20 anos", comparou. 

Estima-se que até duas mil espécies de insetos estejam disponíveis no mundo para servir de alimentos aos humanos. Os grilos e formigas podem ser consumidos fritos e as tarântulas – fonte vital de proteína - e outras aranhas, grelhadas. Mas os especialistas esperam mesmo encontrar os insetos no cardápio de redes de fast-food como McDonald’s.

“Eu já posso ver o momento em que poderemos comprar hambúrgueres de besouro nas seções de congelados dos supermercados”, disse Gates. O segredo, segundo ele, é como estes alimentos serão apresentados. Uma hipótese é atrair aqueles que priorizam saúde e o meio ambiente. 

fonte TERRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Participe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...