segunda-feira, 29 de abril de 2013

El Celler de Can Roca é o Melhor Restaurante do Mundo 2013



O espanhol El Celler de Can Roca conquistou o primeiro lugar na lista dos 50 melhores restaurantes do mundo da revista britânica "Restaurant", considerado o Oscar da gastronomia.

Na última edição, divulgada no ano passado, o restaurante dos irmãos Joan, Josep e Jordi Roca ocupou a segunda colocação.

O dinamarquês Noma, que se manteve em primeiro lugar por três anos, é agora o segundo colocado na lista.

O brasileiro D.O.M., de Alex Atala, caiu da quarta posição de 2012 para a sexta.

A lista será oficialmente divulgada em cerimônia em Londres, às 21hs do horário local (17h30 de Brasília).

El Celler de Can Roca fica em Girona, na região da Catalunha, na Espanha.

As principais características da cozinha são a preferência pelos ingredientes típicos catalães, a combinação de técnicas inteligentes e simples e um certo humor na apresentação dos pratos.

El Celler de Can Roca foi fundado em 1986 pelos irmãos Joan e Josep. Joan, o mais velho, ficava na cozinha e Josep, o irmão do meio e sommelier, no salão. Em 1996, o caçula Jordi se uniu ao projeto, também na cozinha, mas cuidando especificamente das sobremesas.

El Celler foi aberto ao lado do estabelecimento dos pais Josep Roca e Montse Fonta, o bar e restaurante Can Roca. Ficava em um pequeno imóvel e, em 2007, migrou para uma antiga casa de campo construída em 1911.

Com uma cozinha espanhola moderna, em 1995, o restaurante recebeu a primeira estrela Michelin. Em 2002, veio a segunda e, em 2009, a terceira.

Em 2009, a revista inglesa Restaurant colocou El Celler de Can Roca em quinto lugar entre os 50 melhores do mundo. Em 2010, ele subiu para a quarta posição e em 2011 e 2012, ficou em segundo lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Participe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...