sexta-feira, 19 de abril de 2013

Site que Sugere Boicote Revela Insatisfação com Preços de São Paulo


As queixas sobre o valor da conta dos restaurantes de São Paulo não se restringem mais às conversas de mesa de bar. Acabam de ganhar tribuna on-line em tom de irritação e ironia.

Criado no último dia 8, o site BoicotaSP reúne reclamações enviadas por usuários sobre preços de estabelecimentos paulistanos. Em uma semana, o BoicotaSP recebeu mais de 200 reclamações, das quais 73% referiam-se a itens de restaurantes, bares e padarias.

São lugares que "cobram demais e entregam de menos", anuncia a página, que obteve sucesso rapidamente.

Um dos alvos foi o milk-shake com sorvete Häagen-Dazs, uísque Jack Daniel's e cerveja Guinness da hamburgueria Meats, em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo. Custa R$ 40. Vale? O consumidor decide...

Sim, para o chef e proprietário do Meats, Paulo Yoller. "São ingredientes importados, que aqui custam caro. Quis trazer uma coisa diferente para São Paulo e estou sendo massacrado por isso."

Depois da primeira queixa, o site recebeu outras 25 críticas ao Meats. Por outro lado, 21 internautas saíram em defesa da hamburgueria.

O BoicotaSP foi a fonte de inspiração para o site SP Honesta, lançado apenas dois dias depois do primeiro.

Enquanto o BoicotaSP aponta locais onde a relação custo-benefício deixa a desejar, o SP Honesta muda um pouco o foco, serve mais como um site que incentiva e mostra locais onde se come bem gastando pouco. Eles têm funções opostas, mas com um tema comum.

Esses novos sites embarcam em uma insatisfação amparada pelos números. Nos últimos 12 meses, a inflação acumulada no Brasil, de acordo com o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), atingiu 6,6%.

Já comer fora de casa no país, no mesmo período, ficou 10,3% mais caro. Agora, se o universo for a Grande São Paulo, a conta sai ainda mais salgada -a alta foi de 12,3%.

Os preços subiram em virtude dos custos de manutenção, dizem os empresários do setor. Gastos com matéria-prima, impostos e aluguel são os que mais pesam, afirmam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Participe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...