quarta-feira, 14 de maio de 2014

Microcervejarias Ficam Fora do Simples Nacional


A Câmara dos Deputados não aprovou a emenda que inclui no Simples Nacional as microcervejarias, pequenas vinícolas e produtores de cachaça. Com isso, os pequenos produtores de bebidas alcoólicas continuam fora do sistema tributário simplificado e com taxas reduzidas.

Um grupo de representantes cervejeiros foi recebido pelo deputado Claudio Puty (PT), relator do projeto de lei que universaliza o Simples Nacional e que havia se posicionado já na semana passada contra a aprovação das emendas que incluíam o setor de bebidas no imposto simplificado.

Mesmo com os votos a favor de 201 deputados e 131 contra, a emenda foi rejeitada. Para que fosse aprovada, precisaria ter recebido 237 votos.

O Simples Nacional é um sistema tributário que unifica as taxas federais e estaduais em um único imposto, menor do que a soma de todos aqueles que ele substitui. Ele beneficia empresas que faturam até 3,6 milhões de reais por ano, exceto as produtoras de bebidas alcoólicas. Microcervejarias, vinicultores e produtores de cachaça tentavam, nesta votação, entrar nesse sistema que tem como objetivo estimular as microempresas, mas tiveram sua inclusão negada.

Vai aumentar?

Só vai aumentar. Em setembro, o preço da cerveja vai subir. Ela e outras das chamadas bebidas frias - refrigerantes, energéticos, isotônicos e refrescos – sofrerão aumento de imposto, que vai se refletir nas prateleiras. Cervejarias grandes, médias e pequenas, brasileiras ou de fora, todas serão afetadas. Sim, vai ficar ruim pra todo mundo, como sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Participe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...