quarta-feira, 21 de maio de 2014

Reservas São Quase Impossíveis em Restaurantes Famosos


Em alguns restaurantes ao redor mundo é praticamente impossível conseguir uma mesa sem entrar em uma lista de espera longa, muitas delas com regras próprias e algumas até com pagamento adiantado para evitar cancelamentos. 

No caso do restaurante dinamarquês Noma, que ocupa atualmente o topo da lista dos 50 melhores restaurantes do mundo promovido pela revista inglesa "Restaurant", a lista é bem cheia. A administração da casa revelou ao site  norte-americano "Eater" que cerca de 20 mil pessoas entram em contato todos os meses atrás de uma mesa. 

No Noma, as reservas só podem ser feitas em um dia do mês, para tentar garantir um lugar para três meses depois. As vagas acabam em questão de horas. Os lugares que surgem por cancelamentos costumam ser anunciadas na conta de Twitter de René Redzepi, o chef do Noma. Quem estiver em Copenhagen no dia pode aparecer no local e tentar a sorte. 

Só para conhecidos

Em outros casos, para conseguir entrar no restaurante é preciso um pouco de sorte -e, de preferência, algum amigo que ajude. É o caso, por exemplo, do restaurante japonês Sukiyabashi Jiro, em Tóquio (Japão).

A casa de Jiro Ono, com três estrelas no respeitado guia "Michelin", já foi tema de um documentário que correu o mundo, "O Sushi dos Sonhos de Jiro"(2011). O problema é que na casa não se fala outro idioma senão japonês e os funcionários não gostam de atender estrangeiros que não estejam acompanhados de um nativo. Há quem contrate os serviços de guias especializados em Tóquio só para conseguir jantar no local.

Pague antes, coma depois

Essa é a opção ideal para os proprietários! Alguns restaurantes resolveram o problema de cancelamentos com uma cautela : para reservar um lugar na casa, é preciso pagar antes. É o esquema desenvolvido pelo chef norte-americano Grant Achatz, dos restaurantes Alinea e Next, ambos em Chicago (Estados Unidos). 

O sistema funciona como uma peça de teatro ou uma sessão de cinema -os interessados compram "ingressos" que valem um jantar fechado em uma determinada noite do mês, em geral cerca de oito semanas depois do dia da compra. Há quem adquira os ingressos apenas para revendê-los depois e se transformam em cambistas de restaurantes.

No Fat Duck, restaurante premiado do chef britânico Heston Blumenthal, os clientes recebem um mês antes de sua visita reservada uma animação inspirada em "Alice no País das Maravilhas" e narrada pelo ator John Hurt. O desenho apresenta o restaurante e mostra o que aguarda os convidados no dia do jantar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Participe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...