terça-feira, 4 de novembro de 2014

Whisky Japonês é o Melhor do Mundo


Segundo o guia mais importante de uísques do mundo, o Whisky Bible, o melhor whisky do mundo vem do Japão. A publicação também não registra nenhum malte escocês nas cinco primeiras posições de seu "ranking mundial'.

É a primeira vez que isso acontece nos 12 anos de história do guia.

Depois de analisar mais de 4,5 mil variedades, a Whisky Bible escolheu o japonês Yamazaki Single Malt Sherry Cask, da destilaria Suntory, como o "campeão mundial".

A bebida recebeu 97,5 pontos de um máximo de 100.

O Yamazaki é o primeiro uísque japonês a encabeçar o ranking da publicação.

A segunda, terceira e quarta posições ficaram com bebidas americanas da variação bourbon.

O whisky Suntory

Melhor whisky de 2014, o Yamazaki Single Malt custa cerca de US$ 160 por garrafa; apenas 18 mil foram produzidas

Tradição japonesa

Longe de ser novata no ramo, a distilaria Suntory japonesa foi fundada em 1923 por Masataka Taketsuru. Sua paixão pelo uísque o levou a estudar química na Escócia. Ele se casou com uma escocesa, contrariando os desejos dos pais.

A história virou até uma série dramática na TV japonesa.

Apenas 18 mil garrafas do seu Yamazaki Single Malt Sherry Cask foram produzidas em 2013. O preço por unidade pode chegar a US$ 160 para a versão de 15 anos (há outra de 12).

Escócia

Para elevar o desconforto escocês, o prêmio de melhor uísque europeu ficou com uma variedade inglesa, o Chapter 14, da English Whisky Company.

O resultado é uma má notícia para os produtores de uísque escoceses que, além disso, em 2014 registraram queda de 11% no volume de exportações da bebida. Algo explicado principalmente por uma queda de demanda da ordem de 30% na China.

Para o especialista em uísques e idealizador da "Bíblia", Jim Murray, o resultado reflete o que ele classifica como uma confiança em exagero das destilarias escocesas em sua reputação num momento em que a "globalização" da bebida está acelerada.

fonte BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Participe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...