segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Alex Atala Lança o Manifesto "Eu Como Cultura"



A discussão sobre o fato de comida ser um bem cultural é antiga. Alguns ofícios, como as tapioqueiras de Olinda e as baianas do acarajé, já são considerados Patrimônio Imaterial e Cultural do Brasil há um tempo. Na última quinta-feira (4), Alex Atala, do D.O.M., lançou oficialmente, através das redes sociais, a campanha "Eu Como Cultura".

A ideia é fazer o Brasil reconhecer a gastronomia como parte de nossa cultura definitivamente. O projeto de lei vai ser avaliado pela presidente Dilma em reunião próxima e, se aprovado pelo Congresso, prevê a regulamentação de ingredientes e receitas, acesso a leis de incentivo e projetos sociais que utilizem e reorganizem as cadeias de alimentos.

Junto com Atala, nomes de peso como o compositor e ex-Ministro da Cultura Gilberto Gil e Bela Gil, estarão no gabinete da presidente, em Brasília, para o encontro.

"Precisamos do apoio de um milhão de pessoas para viabilizar esse projeto", diz Atala. E alerta: "As assinaturas feitas pela internet não têm nenhum valor legal". Assim, pede que toda a classe gastronômica e cultural, mais os simpatizantes da causa, espalhem a notícia aos quatro ventos, mas, principalmente, assinem o manifesto.

Apoios nas redes sociais também são bem-vindos. "Postem e repostem fotos com as hashtags #EuComoCultura e #GastronomiaEhCultura", diz Atala. 

Veja as informações no site eucomocultura.com.br

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