Vinho tinto por apenas um dólar australiano, A$, (cerca de R$ 2,20) e um vinho branco muito popular que é vendido a A$ 2,99 (cerca de R$ 6,50). Galão de 4 litros por A$ 17, (aproximadamente R$ 37)...
Seja qual for sua escolha, ela proporcionalmente custará menos do que uma garrafa de água de 350ml - vendida normalmente a A$ 2,50 (cerca de R$ 5,50).
Segundo Kym Anderson, professor do Centro de Pesquisa Econômica de Vinho de Adelaide, "O vinho está mais barato que a água, e isso soa estranho, especialmente considerando que o preço inclui o imposto do atacado e do varejo", diz ele.
Como é possível?
Os preços em todas as áreas têm sido afetados por diversos fatores interligados, incluindo as taxas de câmbio recentes, a queda da demanda internacional e excesso do produto no mercado doméstico.
O aumento do valor do dólar australiano em relação ao dos EUA entre o início de 2011 e 2013 teve dois impactos na indústria de vinho. Grande parte do volume exportado voltou ao mercado interno quando a demanda internacional caiu.
Neste cenário, a competição entre os produtores locais tem crescido, o que derruba mais os preços.
O duopólio e os produtores de vinho
Outro fator que mantém acessível o preço dos vinhos é o duopólio de dois grandes supermercados, Woolworths e Coles. As duas empresas controlam mais de 70% de todas as vendas de vinho no varejo. A Federação de Produtores de Vinho elogia os investimentos feitos pelos supermercados na indústria, mas também aponta a necessidade de rever a situação.
Outros dizem que o duopólio não é tão ruim e que as grandes redes estão ajudando os produtores em um momento difícil no mercado a escoar seu excesso de oferta. Inclusive, existe uma forte discussão sobre diminuir a produção nacional em torna de 10%.
Consumidores
Em geral, os baixos preços dos vinhos australianos parece aceitável para alguns produtores e uma vitória para os consumidores, que procuram uma garrafa boa e acessível por menos de US$ 10.
Mas e no longo prazo?
A federação garante que a situação não é sustentável e que está trabalhando com o governo para corrigi-la. "Atualmente estamos experimentando uma desvalorização do valor da marca que muitos enólogos australianos ajudaram a construir por muito tempo", diz Evans. "Mas eu acho que o mais importante, no longo prazo, é acabar com o mito da relação entre a qualidade do vinho e o preço que se está pagando por ele. Dessa forma, vai ser muito difícil para os consumidores voltar a um sistema de preços que tenha mais relação com a qualidade do vinho que está sendo consumido."
fonte BBC
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